Violante Cabral
(aprox. 1390)
Simôa de Sá
(aprox. 1445)

Nuno Velho Cabral ou Nuno Velho Travassos de Mello

Código: 399577

Nascimento Portugal, aprox. 1440

 casou-se com Áffrica Annes Cabral

NUNO VELHO CABRAL (2.º MARIDO) OU "NUNO VELHO TRAVASSOS DE MELLO”, nasceu por volta de 1440, em Portugal. “Nuno foi dos primeiros povoadores da ilha de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores. Veio para as ilhas ainda menino, com seu tio, o descobridor Frei Gonçalo Velho. Casou-se na Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, Portugal, com África Annes, viúva de Pedro Annes de Alpoim. Ele casou a 2.ª vez com Isabel Affonso de Penedo, que ficando viúva de Nuno, casou-se com Pedro Pacheco.” Fonte: Genearc.net
FILHOS: GRIMANEZA AFONSO DE MELO c/c Lourenço Annes da Sá Leonardes; DUARTE NUNES VELHO que foi Cavaleiro do hábito de São Tiago, residia em Malbusca, na Ilha de Santa Maria, c/c 1.ª Isabel Fernandes e 2.ª Catharina Gonçalves; Inês Nunes Velho c/c Miguel de Figueiredo Lemos.
COM A 2.ª MULHER, ISABEL AFONSO, TEVE OS FILHOS: Diogo Velho, casado com Maria Falcão, filha de Diogo Preto e de […]; Guiomar Nunes Velho; ISABEL NUNES VELHO, casada com o fidalgo FERNÃO VAZ PACHECO, filho do português PEDRO VAZ PACHECO e de […], E, Pedro Velho Travassos. Pedro faleceu após 1559.

Sobrenome Cabral
Sobrenome Melo
Sobrenome Travassos
Sobrenome Velho

Cadastrado por Eder Ayres Siqueira.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Áffrica Annes Cabral

Código: 399578

Nascimento Marrocos, 1460

 casou-se com Nuno Velho Cabral ou Nuno Velho Travassos de Mello
casou-se com Jorge

ÁFFRICA ANNES CABRAL (1.ª MULHER), NASCEU POR VOLTA DE 1460, NO MARROCOS.
“Seu pai, após ver morrer todos os filhos, ouviu um conselho de que ao próximo que lhe nascesse, pusesse nome que ninguém tivesse; nascendo-lhe esta filha, pôs-lhe o nome África. Recebeu esse nome por ter sido a primeira criança portuguesa nascida na África. Veio de Portugal aos Açores com seu pai, que passou a residir na Ilha de Santa Maria. Falecendo seu pai, ‘por um desastre que se diz acontecer da morte de um homem, deixou a filha, muito moça e formosa e, ainda que de pouca idade, muito grave, encarregada ao Capitão Frei Gonçalo Velho, grande seu amigo, por vir com ele de Portugal e ser muito nobre e honrado’. “Frei Gonçalo Velho tratou com que África Anes casasse com Jorge velho, que também com o Gonçalo Velho veio de Portugal, a quem tinha obrigação. E casou, porque de outra maneira (dizem) que não casaria ela com ele”. Esteve casada com Jorge Velho “muito pouco tempo”.
Ela casou-se a 2.ª com NUNO VELHO CABRAL (2.º MARIDO) OU "NUNO VELHO TRAVASSOS DE MELLO”, com quem teve os FILHOS: GRIMANEZA AFONSO DE MELO c/c Lourenço Annes da Sá Leonardes; DUARTE NUNES VELHO que foi Cavaleiro do hábito de São Tiago, residia em Malbusca, na Ilha de Santa Maria, c/c 1.ª Isabel Fernandes e 2.ª Catharina Gonçalves; Inês Nunes Velho c/c Miguel de Figueiredo Lemos.
A 1.ª vez, ela foi casada com o Capitão Jorge Velho, com quem teve os filhos: Inês Affonso, casada com João da Fonte, o Velho. “homem muito nobre e abastado”; João Jorge, casado com Beatriz Vicente, que foram moradores na vila da lagoa, na Ilha de São Miguel; PEDRO JORGE, casado com ANNA GONÇALVES (ANNES), filha de GONÇALO ANNES e de CATHARINA AFFONSO (ANNES); Fernão Jorge; [Talvez] Mestre António Curvelo "Catalão", que foi tronco da família Curvelo em Portugal.
A 3.ª vez, ela casou-se com Pedro Annes de Alpoim e teve os filhos: Ruy Fernandes de Alpoim, o Neto, casado com […]; Estevão Pires de Alpoim, e, Guilherme Fernandes de Alpoim, casado com [...].

Sobrenome Annes
Sobrenome Cabral

Cadastrada por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Fonte: Genearc.net e Velhos Troncos catas-altenses de Eder Ayres Siqueira
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhas do casal:
Isabel Nunes Velho (1484 - ?)Grimaneza Affonso Cabral de Mello (aprox. 1485)