Pesquisar pessoas:
 
O site contém os seguintes links principais: Cidades, Famílias, Sobrenomes, Pesquisadores, Privacidade, Blog, Contato e Ajuda. Daremos a seguir uma explicação a respeito de cada um desses links. Curiosamente, no entanto, o maior volume de dados aqui contidos não é acessado diretamente por nenhum dos links citados. Trata-se das páginas dedicadas a cada uma das 113.422 pessoas cadastradas. Essas pessoas podem ser acessadas por vários meios diferentes, distribuídos por todo o site. Todas as vezes que, em qualquer seção do site, aparecer o nome de uma pessoa, esse nome poderá ser clicado, e o visitante será redirecionado para a página dedicada àquela pessoa. Na tela inicial, por exemplo, dentro da caixa "Aniversariantes do dia", clicando-se no nome de um dos aniversariantes, a página dedicada a ele é exibida.
Para se encontrar uma pessoa, a maneira mais simples é usando-se o campo "Pesquisar pessoas", localizado na parte superior direita de todas as páginas presentes no site. Para fazer a pesquisa, você pode digitar o nome completo da pessoa, ou apenas o primeiro nome, ou o primeiro e o último nome, como preferir. O site sempre trará como resposta uma lista das pessoas cujos nomes satisfazem ao critério especificado. A partir daí, dando-se um clique no nome de uma das pessoas, o visitante acessará a página dedicada àquela pessoa.

Segue abaixo uma breve descrição de cada um dos oito links principais presentes em todas as páginas do site:

Cidades
Apresenta um estudo detalhado a respeito de todas as cidades nas quais registramos nascimentos, falecimentos ou casamentos, em nossa base de dados. Apresentamos, inicialmente, as 15 cidades mineiras mais citadas. Cada nome de cidade é um link que dá acesso à página dedicada àquela cidade. Além das 15 principais, o visitante tem acesso também às páginas dedicadas a todas as outras cidades, tanto as cidades mineiras quanto as cidades fora de Minas Gerais, que também tenham sido citadas. Contamos com um total de 2027 cidades catalogadas, sendo 633 dentro de Minas Gerais e 1394 fora do estado.
Como este site é dedicado à genealogia mineira, nós só incluímos pessoas nascidas fora de Minas Gerais se elas tiverem algum vínculo direto (seja de ascendência, seja de descendência) com alguma pessoa que tenha nascido em nosso estado.
Para cada cidade, podem ser apresentadas várias informações, dependendo dessas informações estarem disponíveis ou não, como os dados principais da cidade, história da cidade, galeria de fotos da cidade, informações extraídas diretamente da nossa base de dados (como referência mais antiga e mais recente, distribuição de nascimentos, falecimentos e casamentos por década, sobrenomes mais comuns associados àquela cidade, principais famílias da cidade) e também a lista completa de todas as pessoas nascidas, falecidas e casadas naquela cidade.

Famílias
Apresenta a lista das 15 maiores famílias presentes na base de dados do site. Por "famílias", estamos nos referindo a um casal de origem (ao qual chamamos de patriarcas) e a lista de todos os seus descendentes diretos, ou seja, filhos, netos, bisnetos etc. Utilizamos a palavra "patriarca" para nos referir à pessoa mais antiga de uma determinada família, considerando apenas aquelas que já foram catalogadas. Uma pessoa que é considerada um patriarca atualmente, no entanto, pode no futuro deixar de sê-lo, se eventualmente seus pais forem por nós cadastrados. Existem 9991 famílias catalogadas em nosso site. Algumas são formadas por centenas de pessoas, ao passo que outras podem contém uma quantidade muito pequena de pessoas.
Para se ter acesso a outras famílias, além das 15 maiores, deve-se proceder da seguinte forma: primeiramente, acessa-se a página dedicada a uma pessoa qualquer, e em seguida clica-se no link "Famílias às quais pertence". Aparecerá uma lista de famílias, tomadas a partir de seus respectivos patriarcas, que incluem entre seus descendentes a pessoa em questão.
Clicando-se no nome dos patriarcas, acessa-se a página dedicada àquela família. Lá, teremos informações estatísticas extraídas da base de dados, como as principais cidades e sobrenomes associados àquela família, distribuídos por geração. É possível, também, acessar a lista completa dos descendentes daquela família, citados geração por geração.

Sobrenomes
Apresenta a lista dos 15 sobrenomes mais citados em nossa base de dados. Clicando-se em um deles, o visitante acessa a página dedicada àquele sobrenome. É possível também acessar qualquer outro sobrenome, dentre os que catalogamos, além dos 15 principais. Temos um total de 5999 sobrenomes catalogados em nosso site.
Acessando-se a página dedicada àquele sobrenome, são exibidas várias informações, quando disponíveis, como a lista de grupos familiares não vinculados entre si, e que utilizam aquele sobrenome, lista de combinações de sobrenomes catalogadas, história do sobrenome e a lista completa de todas as pessoas que utilizam aquele sobrenome.
Caso você tenha pesquisado o seu nome e não o tenha encontrado, o próximo passo será pesquisar o seu sobrenome. Na página dedicada a ele, você poderá analisar os grupos familiares que adotaram aquele sobrenome e eventualmente poderá lá encontrar alguma referência que o leve a algum parente, seja a partir dos nomes dos patriarcas, seja a partir das cidades em que aquele grupo familiar mais se concentrou.

Pesquisadores
Apresenta a lista de todos os genealogistas e outros colaboradores que forneceram as informações publicadas neste site.

Privacidade
Apresenta um texto contendo as diretrizes que norteiam a publicação de informações no site, no que tange à publicidade e à propriedade das informações.

Blog
É um espaço de comentários livres mantido pela própria equipe do GeneaMinas, no qual são divulgadas periodicamente notícias, dicas e outras informações relevantes a respeito do projeto e do universo de pessoas abrangidas pelo site. Além disso, é apresentada também uma lista contendo todas as pessoas, fotos, cidades e outros itens incluídos diariamente no site.

Contato
Espaço dedicado aos visitantes, que permite o envio de sugestões, comentários e dúvidas para a equipe do GeneaMinas.

Ajuda
O último dos links principais do site dá acesso a este guia que você está lendo.

Conforme citamos anteriormente, a maior quantidade de páginas presentes neste site são as que dedicamos a cada pessoa cadastrada no site. Através do campo "Pesquisar pessoas", localizado na parte superior direita de todas as páginas, através do clique em um dos "Aniversariantes do dia", ou então clicando em qualquer nome próprio que apareça em qualquer outra seção do site, o visitante é direcionado para a página dedicada à pessoa solicitada, ou ao casal, quando a pessoa é ou foi casada ou teve algum filho.
Nesta página, temos a apresentação do casal em questão, dos pais dos dois cônjuges, dos filhos, além de uma infinidade de outras informações, aí incluindo datas e locais de nascimento (e de falecimento, quando já falecido), de casamento (se a pessoa é ou já foi casada), árvore genealógica, lista de descendentes diretos, lista de parentes próximos, famílias às quais à pessoa pertence, links para as páginas dedicadas a cada um de seus sobrenomes e, quando disponível, comentários diversos, galeria de fotos e link para uma página externa com mais informações sobre a pessoa. Clicando no nome dos pais ou dos filhos, a pessoa clicada é acessada e passa a ser exibida em destaque. Além disso, todas as cidades citadas na área dedicada aos dados da pessoa são também links que direcionam o visitante para a página dedicada àquela cidade.

Na tela inicial do site, você encontra o link "Quero me cadastrar", localizado no canto inferior direito. Ao se cadastrar no site, você poderá usar o site GeneaMinas para criar sua própria árvore genealógica, ou acrescentar novas ramificações às árvores já presentes no site.
sistemas sites ERP automação comercial Belo Horizonte