Blog


Artigos anteriores

08/03/2018 - Novos links "Fontes de pesquisa" e "Colaboradores"

O site GeneaMinas acaba de receber uma importante funcionalidade, que é o primeiro passo no sentido de permitir aos colaboradores do site manterem contato entre si e trocarem informações e experiências sobre o tema genealogia. Mas, antes de apresentarmos essa nova funcionalidade, é interessante resgatarmos um pouco da história do site, uma vez que o recurso recém-disponibilizado tem uma relação próxima com esse resgate.

Conforme citamos nos primeiros artigos que publicamos neste blog, o site GeneaMinas começou com a catalogação de algumas fontes de pesquisa genealógica, com destaque para os “apontamentos genealógicos” das famílias Chelles, Vianna e Cruz, do genealogia Jorge da Cunha Pereira Filho, o livro “Dois séculos dos Andrade”, de Ormi Andrade Silva e José Gomide Borges, e a coleção “Genealogia do Cel. José Caetano Rodrigues Horta”, de Rubens d’Almada Horta Porto. Em seguida, passamos a receber a colaboração de inúmeras pessoas, o que fez com que a quantidade de famílias catalogadas crescesse exponencialmente.

Com o objetivo de prestar o devido crédito a todas essas fontes de informações, nós criamos no site o link “Pesquisadores”, a partir do qual qualquer visitante teria acesso a todas as fontes por nós utilizadas.

Clicando no link "Pesquisadores", o visitante tinha acesso a uma tela com três listas diferentes, denominadas “Pesquisadores”, “Colaboradores” e “Outras fontes”. Na lista “Pesquisadores”, colocamos uma lista seleta de pessoas que contribuíram com o site GeneaMinas bem no seu início. Na lista “Colaboradores”, passamos a colocar todas as demais pessoas que passaram a colaborar com o site a partir de então. E na lista “Outras fontes”, citamos dois sites dedicados à genealogia de famílias específicas, dos quais nós extraímos informações, também bem no início da história do nosso site.



Essa organização da lista de fontes de pesquisa do site permaneceu por muito tempo sem ser aperfeiçoada. A primeira lista, de “pesquisadores”, quase não foi alterada, ficando o destaque dado aos que ali eram citados funcionando como uma espécie de tributo à importância que eles tiveram no início do nosso trabalho. Raríssimos foram os colaboradores que, por assim dizer, foram “promovidos” a pesquisadores, ao longo dos anos subsequentes. E a última lista, de “outras fontes” nunca foi alterada, embora vários outros sites dos quais extraímos informações poderiam ter sido incluídos nesta lista, ao longo dos anos.





A única lista que cresceu, durante a maior parte do tempo em que o site está no ar, foi, portanto, a de “colaboradores”. Nós incluímos nesta lista todas as pessoas que se registraram no site e fizeram um número maior do que 50 novos cadastramentos. Centenas de colaboradores passaram a compor esta lista.



A partir do final de 2015, conforme já dissemos em artigos anteriores deste blog, nós começamos a fazer grandes investimentos no site, adicionando novas funcionalidades, e revisando completamente seu conteúdo. Já trabalhamos bastante na reorganização das listas de cidades e de sobrenomes exibidas no site, e agora é hora de reorganizar a sua lista de fontes de pesquisa.

O primeiro passo foi fazer uma profunda revisão conceitual daquilo que nós estávamos chamando de “pesquisadores”, “colaboradores” e “outras fontes”. Percebemos que não faz o menor sentido considerarmos o status de “pesquisador” uma espécie de “promoção” do status de “colaborador”, dentro das listas exibidas. Esses dois conceitos são, na verdade, completamente diferentes um do outro.

Com base na nova conceituação, nós passamos a chamar de “colaboradores” todas as pessoas que já forneceram informações para o site, seja diretamente, através do cadastramento, seja indiretamente, por e-mail. Por outro lado, tal colaboração pode estar vinculada a uma fonte de pesquisa ou não.

Se, por exemplo, uma pessoa entra no site GeneaMinas e constrói a árvore genealógica de sua família, ele será um “colaborador”, por ter cadastrado tais informações, mas estas informações não estarão vinculadas a nenhuma fonte de pesquisa. Por outro lado, se uma pessoa constrói no site uma grande árvore genealógica extraída de um livro, essa pessoa será a colaboradora, e o livro será a fonte de pesquisa. E, finalmente, se a própria equipe do site GeneaMinas cadastra informações provenientes de um livro, estas informações não terão um colaborador, mas terão uma fonte de pesquisa.

O termo “pesquisador” portanto, foi abolido, uma vez que um pesquisador, para nós, passa a ser simplesmente o autor de um livro ou o responsável por um site, do qual informações genealógicas foram extraídas e cadastradas no site. As pessoas que, merecidamente, apareciam até agora em destaque na lista de “pesquisadores”, deixaram de aparecer, mas continuarão recebendo o devido crédito com a citação de suas respectivas obras, e em tais citações, obviamente, aparecerão os nomes dos respectivos autores dessas obras.

Uma vez que “fonte de pesquisa” e “colaborador” se tornaram conceitos completamente distintos, nada mais lógico do que eles receberem links distintos no menu principal do site. Assim, o velho link “Pesquisadores” que todos os visitantes do site estavam acostumados a ver em todas as páginas, foi substituído por outros dois: “Fontes de pesquisa” e “Colaboradores”.



O link “Fontes de pesquisa” no momento em que este artigo está sendo escrito, ainda apresenta uma lista muito pequena de itens, porque agora é que vamos começar o longo trabalho de catalogação de todas as fontes de pesquisa já utilizadas pelo site GeneaMinas. Nós organizaremos essas fontes, buscaremos informações sobre cada uma delas e apresentaremos todos os grupos familiares e todas as pessoas presentes no site que tiveram suas informações extraídas dessas fontes. As fontes de pesquisa poderão ser livros ou sites da internet. A lista de fontes de pesquisa terá como objetivo permitir que as pessoas que visitam o site conheçam esses trabalhos que foram utilizados pelo site e possam ir atrás deles, se tiverem interesse.



Por outro lado, o link “Colaboradores”, conforme já dito, traz a lista de todos os colaboradores do site. Na tela inicial desse link há uma lista especial, contendo os 15 mais importantes colaboradores (as pessoas que mais cadastramentos realizaram no site) e é possível procurar por qualquer outro colaborador, através da letra inicial de seu nome. O site GeneaMinas conta atualmente com mais de 3.000 colaboradores.



O nome de cada colaborador que aparece na lista é um link. Antes, esse link levava o visitante para a árvore genealógica do colaborador. Agora, a grande novidade é que esse link passou a direcionar o visitante para uma página dedicada a este colaborador. Cada colaborador do site, portanto, tem, a partir de agora, uma página dedicada a ele!



A página do colaborador é dividida em quatro áreas: “Informações do colaborador”, “Grupos familiares”, “Lista de pessoas” e “Envie uma mensagem para este colaborador”.

Na área “Informações do colaborador” aparecerá os dados do colaborador e também outras informações que o próprio colaborador poderá cadastrar sobre si mesmo, como seus interesses na área de genealogia e as famílias que ele cadastrou.

Na área “Grupos familiares” aparecerá uma lista de grupos familiares independentes entre si, cadastradas pelo respectivo colaborador, exibidas a partir de seus respectivos patriarcas.

Na área “Lista de pessoas” será exibida a lista completa de todas as pessoas cadastradas por este colaborador.

E, finalmente, na área “Envie uma mensagem para este colaborador” o visitante do site terá a opção de enviar uma mensagem para o colaborador, que a receberá na forma de um e-mail. Esta funcionalidade, portanto, é o primeiro recurso que estamos disponibilizando, com vistas a permitir a interação e a troca de informações e experiências entre pessoas que se interessam por genealogia e acessam o site GeneaMinas. Em breve, outras funcionalidades nesse sentido serão disponibilizadas.

O destaque que cada colaborador recebeu, e a possibilidade de receber mensagens por e-mail de qualquer pessoa, são novidades que podem não agradar a todos os colaboradores do site. Pensando nisso, nós também criamos funcionalidades que permitem a eles restringir tais recursos. Dentro da área restrita do site, acessível apenas para os colaboradores, foi criado um novo link denominado “Perfil”, que permite que sejam feitas algumas configurações.



A primeira configuração permite que o colaborador indique se ele deseja ou não ter uma página dedicada a si mesmo, nos moldes apresentados anteriormente.

Na segunda configuração, o colaborador terá acesso a um campo no qual ele poderá cadastrar as informações sobre si mesmo, que, conforme citado, aparecerão na área “Informações do colaborador” da página dedicada a ele.

E finalmente, o colaborador poderá definir se deseja receber mensagens de qualquer visitante do site, apenas de usuários registrados ou se não deseja receber mensagem de ninguém.

A mudança conceitual que fizemos, separando os conceitos de “Fonte de pesquisa” e “Colaborador” teve impacto também nas telas principais do site, aquelas que mostram um casal, seus pais e seus filhos. Antes, nestas telas, no final da caixa dedicada a cada pessoa, havia um campo chamado “Fonte”. Esse campo informava a fonte documental da informação exibida na caixa, no caso de tal fonte existir, ou simplesmente informava o nome do colaborador que cadastrou a informação.



Agora, com base no novo conceito, poderão aparecer duas informações no final da caixa dedicada a cada pessoa. Se a pessoa foi cadastrada por um colaborador, será exibida a mensagem “Informações fornecidas por” seguida do nome do colaborador. E o nome do colaborador será um link que direcionará o visitante diretamente para a página deste colaborador. E o campo “Fonte”, por sua vez, só será exibido na caixa se houver uma fonte documental associada à informação exibida.



Se você ainda não é um colaborador do site GeneaMinas, não perca tempo! Cadastre-se no site, clicando no link “Quero me cadastrar”, localizando na tela inicial, e siga as instruções. Você poderá, então, criar sua própria árvore genealógica e irá, aos poucos, acrescentar informações de parentes mais distantes e outras pessoas ligadas à sua família, à medida que as obtiver. Você verá o quanto é interessante e prazeroso ver sua árvore crescer e poderá, inclusive, encontrar ramificações que ligam sua árvore a outras árvores já existentes no site. Fica o nosso convite.

José Eduardo Guimarães Medeiros