Pesquisar pessoas:
 
Blog - último artigo | Blog - artigos anteriores | Atualizações

Belo Horizonte, 9 de dezembro de 2009

A partir deste mês de dezembro de 2009, o site GeneaMinas entra em uma nova fase. Acaba de ser inaugurada uma nova área, que permite aos visitantes o cadastramento de suas informações familiares, de modo bastante fácil, dinâmico e interativo.

Desde o lançamento do site, nós temos recebido uma grande quantidade de mensagens, de pessoas que querem ver seus dados publicados, ou que já têm seus dados publicados, mas desejam expandir sua árvore genealógica, incluindo mais e mais ramos familiares. No entanto, até agora, nossos visitantes tinham apenas duas alternativas para o envio dessas informações: através de e-mail ou através do já conhecido link "Quero colaborar fornecendo dados incompletos ou faltantes sobre essa pessoa", presente em cada página do site. As informações fornecidas por esses dois canais de comunicação eram recebidos pela equipe do site, analisados e, após um prazo médio de cerca de quinze dias, eram publicados.

Esses dois canais de comunicação já estavam se mostrando ineficientes para o envio e recebimento de informações, não apenas por estarem sobrecarregando nossa equipe, no trabalho de análise e organização, mas também pelo fato de exigir que o visitante espere pela publicação dos dados já enviados, antes de enviar novas informações que darão prosseguimento às primeiras. Pensando nisso, começamos um trabalho de construção de uma nova área do site, que permitisse uma maior agilidade e precisão a esse processo.

A nova área do site é acessível a partir do link "Quero me cadastrar", localizado no canto inferior direito da página inicial. Ao clicar neste link, o visitante será direcionado a um formulário de cadastro, no qual, além de fornecer seu nome e seu e-mail, ele criará uma senha de acesso à área restrita do site. Esta senha será usada sempre que o visitante desejar realizar novos cadastramentos.

Dentro da área restrita, o visitante usará a própria interface do GeneaMinas para a criação e expansão de sua árvore genealógica. Esta interface, que tem recebido muitos elogios por sua qualidade estética e facilidade de uso, permitirá que os novos entes familiares sejam criados de uma maneira muito simples e atrativa. Para realizar os cadastramentos, o visitante navegará pelas próprias páginas que exibem os dados das pessoas, modificando esses dados e vendo de imediato como suas modificações estarão, após confirmadas.

Se você tiver vendo a página dedicada a uma pessoa que ainda não tem seus pais cadastrados, por exemplo, você verá os links "incluir pai" e "incluir mãe". Clicando nesses links, e digitando os dados do pai e da mãe, respectivamente, as informações passarão a ser exibidas para você, como se já estivessem publicadas, e você poderá inclusive navegar até a página do pai recém-cadastrado e cadastrar o avô e a avó, e assim por diante. Dessa forma, você constrói uma árvore inteira de forma independente, sem precisar aguardar que cada informação individual seja publicada pela equipe do site.

Essa nova área de cadastro não apenas permite que a imensa base de dados hoje presente no site GeneaMinas seja expandida com mais rapidez, mas também permite que pessoas que ainda não estão cadastradas possam lá se cadastrar, e construir sua própria árvore genealógica pessoal.

Todos os cadastramentos feitos pelos visitantes continuam sendo analisados pela equipe do site e só são definitivamente publicados após esta análise. Além disso, todos esses novos dados são organizados e passam a compor as totalizações por cidade, por sobrenome e por troncos familiares presentes nas respectivas áreas do site. Durante a análise, nós ainda fazemos uma rigorosa pesquisa de homônimos, com o objetivo de identificar árvores genealógicas recebidas de origens diferentes, mas que se fundem em uma árvore só.

O site GeneaMinas continua crescendo e esperamos que ele cresça ainda mais rapidamente com a utilização desta nova e importante área. Por outro lado, estamos sempre atentos à precisão das informações, para que ele continue sendo uma referência confiável e útil para pessoas que o acessam em busca de informações genealógicas.

E nós não poderíamos terminar sem agradecer novamente a todas as pessoas que acessam o site e nos mandam novas informações. É graças a essas pessoas que o site continua crescendo e recebendo um número cada vez maior de visitantes.


José Eduardo Guimarães Medeiros

Comente este artigo
sistemas sites ERP automação comercial Belo Horizonte