Fernão Velho
(? - ?)
Maria Velho Cabral
(1360 - ?)

Fidalgo Diogo Gonçalves de Travassos

Código: 399586

Nascimento Portugal, aprox. 1390

 casou-se com Violante Cabral

'VEADOR' ou ‘vedor’ E ESCRIVÃO, FIDALGO DIOGO GONÇALVES DE TRAVASSOS, nasceu por volta de 1390 em Portugal - FOI VEADOR E ESCRIVÃO DA PURIDADE DE PEDRO DE PORTUGAL, E ADMINISTRADOR DOS SEUS BENS FILHO DO REI D. JOÃO I, E DO CONSELHO DO REI D. AFONSO V, TENDO MESMO COMBATIDO JUNTO AO MONARCA NA BATALHA DE CEUTA, EM 1415) E QUE FOI CAVALEIRO-FIDALGO.
NOBILIÁRIO DA ILHA TERCEIRA, VOLUME I, DE EDUARDO DE CAMPOS DE CASTRO DE AZEVEDO SOARES, EDIT. LIVRARIA FERNANDO MACHADO & COMP. 1944. SEU TUMULO FICA NA ENTRADA DA CAPELA DO FUNDADOR NO MOSTEIRO DA BATALHA: “CONTUDO, A SURPRESA E O AGRADO VÊM DE UMA CAMPA EM PARTICULAR SITUADA À DIREITA DA ENTRADA DA CAPELA DO FUNDADOR (ESTA, À DIREITA DE QUEM ENTRA NA IGREJA) ESTÁ A PEDRA TUMULAR DE DIOGO GONÇALVES DE TRAVASSOS. UMA CAMPA RASA, MAS A RIQUEZA GRÁFICA É NOTÁVEL. UMA LETRA 'D' APOSTA NUM SOL RADIANTE MARCA O CENTRO DA CAMPA.”
“Diogo ‘era homem grande de corpo, bem disposto, gentil-homem, muito valente e forçoso, com as quais partes tinha serviço a El Rei nas guerras contra Castela’. Foi, a mando do rei, ‘com o infante Dom Pedro na tomada de Ceuta, onde foi armado Cavaleiro pelo dito infante, pelo que era muito favorecido dos príncipes’. Foi membro do concelho de Dom Affonso V. Foi conselheiro do Infante Dom Pedro, Duque de Coimbra, e foi Aio e padrinho dos filhos do Infante. Foi Vedor da Casa do Infante, e seu escrivão da Puridade.”

- FILHOS: 1 – RUI VELHO. 2 – PEDRO VELHO CABRAL, NATURAL DA ILHA DE SÃO MIGUEL E CASADO COM CATARINA AFONSO. 3 – NUNO VELHO CABRAL DE TRAVASSOS E MELLO QUE CASOU DUAS VEZES, A PRIMEIRA NA ILHA DE SÃO MIGUEL COM ISABEL AFONSO E A SEGUNDA VEZ NA ILHA DE SANTA MARIA COM AFRICA ANES.

Sobrenome Gonçalves
Sobrenome Travassos

Cadastrado por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Fonte: Genearc.net e Velhos Troncos catas-altenses de Eder Ayres Siqueira
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Violante Cabral

Código: 399587

Nascimento Portugal, aprox. 1390

 casou-se com Diogo Gonçalves de Travassos

Irmãos:
Teresa Velho Cabral (? - ?)
Gonçalo Velho (? - ?)

VIOLANTE CABRAL *1390 - “FOI UMA SENHORA DA NOBREZA DE PORTUGUESA E UMAS DAS POUCAS MULHERES QUE FORAM RAIZ DE IMPORTANTES FAMÍLIAS NAS ILHAS DOS AÇORES. OS DESCENDENTES DESTA FAMÍLIA PROVEM UNS, DE VIOLANTE CABRAL, IRMÃ DE FREI GONÇALO VELHO CABRAL, QUE FOI COMENDADOR, NA ORDEM DE CRISTO, DO CASTELO DE ALMOUROL, DA BESELGA, CARDIGA E DAS PIAS E DESCOBRIDOR DA ILHA DE SANTA MARIA E DA ILHA DE SÃO MIGUEL. OUTROS DESCENDEM DE FERNÃO CABRAL, QUE PASSOU AOS AÇORES NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI, INDO ESTABELECER A SUA RESIDÊNCIA NA CIDADE DE ANGRA DO HEROÍSMO, ILHA TERCEIRA; SÃO OUTROS DESCENDENTES DE JOÃO RODRIGUES PEREIRA CABRAL, QUE VIVIA NA DITA CIDADE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVII; E OUTROS, FINALMENTE DESCENDEM DE MANUEL CABRAL DE MELO, QUE DEVE TER NASCIDO NOS FINS DO SÉCULO XVII OU PRINCÍPIOS DO SÉCULO XVIII. TODOS ESTES RAMOS SÃO PROCEDENTES DA NOBRE GERAÇÃO E LINHAGEM DOS CABRAIS, QUE TIVERAM A ALCAIDERIA-MÓR DO CASTELO DE BELMONTE, BEM COMO O SENHORIO DE AZURARA, FOLHADA, GUARDA, MANTEIGAS, MOIMENTA, TAVARES, VALHELHAS, E DE OUTRAS TERRAS.”
D. VIOLANTE CABRAL, CASOU COM DIOGO GONÇALVES DE TRAVASSOS, QUE FOI VEDOR E ESCRIVÃO DA PURIDADE DE PEDRO DE PORTUGAL, DUQUE DE COIMBRA, FILHO DO REI D. JOÃO I, E DO CONSELHO DO REI D. AFONSO V, CASAMENTO DE QUE NASCERAM 5 FILHOS: 1 – RUI VELHO. 2 – PEDRO VELHO CABRAL, NATURAL DA ILHA DE SÃO MIGUEL E CASADO COM CATARINA AFONSO. 3 – NUNO VELHO DE TRAVASSOS E MELO QUE CASOU DUAS VEZES, A PRIMEIRA NA ILHA DE SÃO MIGUEL COM ISABEL AFONSO E A SEGUNDA VEZ NA ILHA DE SANTA MARIA COM AFRICA ANES .NOBILIÁRIO DA ILHA TERCEIRA, VOLUME I, DE EDUARDO DE CAMPOS DE CASTRO DE AZEVEDO SOARES, EDIT. LIVRARIA FERNANDO MACHADO & COMP. 1944. - FILHOS: NUNO VELHO CABRAL C/C 1ª ISABEL AFONSO E 2ª ÁFRICA ANES, E PEDRO VELHO DE TRAVASSOS C/C 1.ª N? E 2.ª CATARINA AFONSO.

Sobrenome Cabral

Cadastrada por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Fonte: Genearc.net e Velhos Troncos catas-altenses de Eder Ayres Siqueira
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filho do casal:
Nuno Velho Cabral ou Nuno Velho Travassos de Mello (aprox. 1440)