Colaborador Eder Ayres Siqueira


Informações do colaborador | Cidades | Sobrenomes | Famílias | Fontes de pesquisa | Lista de pessoas | Envie uma mensagem

Eder Ayres Siqueira (nascido em Catas Altas, MG, em 15 jan 1962, filho de José Ayres Siqueira e de Abigail Alves Pereira)

EDER AYRES SIQUEIRA
(UM POUCO DE SUA HISTÓRIA E GENEALOGIA)

NASCIDO NA RESIDÊNCIA DE SEUS PAIS À RUA DIREITA, 416 (HOJE RUA MONSENHOR BARROS) EM *15/01/1962, CONFORME REGISTRO DE NASCIMENTO DO LIVRO 17 A, FOLHA 70, TERMO 140 DO CARTÓRIO DE CATAS ALTAS:

“Em vinte e seis de janeiro de mil novecentos e sessenta e dois, nesta Vila de Catas Altas, Município de Santa Bárbara, Estado de Minas Gerais, em cartório compareceu José Ayres Siqueira; e perante as testemunhas adiante nomeadas e no fim assinadas, declarou que, no dia quinze (15) do corrente mês, às dezessete horas, a Rua Direita, desta Vila em casa de sua residência, nasceu Eder Ayres Siqueira, do sexo masculino, cor branca, filho legítimo de José Ayres Siqueira e de Dona Abigail Alves Siqueira, naturais ele de Cláudio Manoel, ela deste distrito, onde reside e onde casaram-se civil, ele comerciante, ela doméstica.
São avós paternos: Raimundo Nonato Siqueira, falecido, e Dona Maria Cândida Ayres Siqueira, e maternos: Argemiro Pereira da Cunha, falecido, e Dona Adelaide Alves Pereira.
Nada mais declarou. Lido e achado conforme, assina comigo declarante e as testemunhas: Raimundo Gonçalves Viegas, comerciante e Maria Rita Gomes Viegas, doméstica, ambos residentes nesta Vila. Eu Maria Rita Gomes Martins escrivã que o escrevi e assino.
A escrivã: Maria Rita Gomes Martins”
(seguem as assinaturas de José Ayres Siqueira, Raimundo Gonçalves Viegas e Maria Rita Gomes Viegas)

O NOME “ÉDER' FOI SUGERIDO POR D. ÁGUIDA RODRIGUES DOS SANTOS, RETIRADO DE UMA MATÉRIA DE JORNAL SOBRE O PUGILISTA ÉDER JOFRE, PORÉM O CARTÓRIO REGISTROU SEM O ACENTO NO 'E' INICIAL.

Foi batizado em Acesita – MG, levado pelos seus pais para facilitar para os padrinhos Benedito Lellis Monteiro e Angelina Agostinha Pena:

Conforme solicitação à Paróquia São José, e-mail: par.sj.acesita@hotmail.com, em Acesita/MG, dia 17 de dezembro de 2013:
“Segue abaixo os dados referentes ao seu registro de Batismo: - Data: 25/02/1962 - Celebrante: Pe. Abdala Jorge - Padrinhos: Benedito Lellis Monteiro e Angelina Agostinha Pena - Local: Igreja Matriz de São José (Centro) - Livro: 10 Pág.: 49v Termo: 215 - Tandara Gabriel, Secretária da Paróquia São José”

FEZ PRIMEIRA COMUNHÃO EM 1972, NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE CATAS ALTAS COM O PADRE JOSÉ EMÍLIO DA VEIGA, SENDO MADRINHA A SUA MÃE Da. ABIGAIL ALVES SIQUEIRA.

CASOU-SE NO CIVIL EM 15/01/1993 ÀS 17 HORAS E TRINTA MINUTOS EM SUA CASA À RUA MONSENHOR BARROS, 416, E NA MESMA CASA, CASOU-SE NO RELIGIOSO NO DIA 24/12/1998 ÀS 23 HORAS E TRINTA MINUTOS, COM NARCIZA MIRANDA RODRIGUES, DESCENDENTE PELO LADO PATERNO TAMBÉM DO CAPITÃO PAULO MENDES FERREIRA CAMPELLO E D. ANNA DA FONSECA MAGALHÃES CAMPELLO, E PELOS LADOS PATERNO E MATERNO DO TENENTE ANTÔNIO FRANCISCO DO REGO ARANTES E D. MARIA FRANCISCA DE CARVALHO ARANTES.

CRISMADO EM 27 DE MAIO DE 1997, SENDO CELEBRANTE O BISPO DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA, E O PADRINHO O PADRE JOSÉ EVANGELISTA DE SOUZA, TAMBÉM DESCENDENTE DO CASAL TENENTE ANTÔNIO FRANCISCO DO REGO ARANTES E D. MARIA FRANCISCA DE CARVALHO ARANTES, DO CASAL O FIDALGO PEDRO LEME E D. LUZIA FERNANDES, DO CASAL ESTÊVÃO RIBEIRO BAIÃO PARENTE E D. MADALENA FERNANDES FEIJÓ DE MADUREIRA, E DO CASAL: ANTÔNIO BICUDO E D. MARIA DE BRITO ETC.

FORMADO NO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO, GRADUADO EM LETRAS E PÓS-GRADUADO EM GESTÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL COM ÊNFASE NO TURISMO.
CURSOU DO 1.º AO 4.º ANO EM CATAS ALTAS. PARA CONTINUAR OS ESTUDOS TEVE QUE IR MORAR COM SUA IRMÃ MARIA JOSÉ SIQUEIRA MOREIRA E SEU CUNHADO MANOEL GONÇALVES MOREIRA NETO EM COLATINA/ES E ITABIRITO/MG ONDE FEZ O 5.º ANO E CURSO DE DATILOGRAFIA. AINDA MORANDO COM OS MESMOS FEZ O 6.º ANO EM SANTA BÁRBARA/MG. POSTERIORMENTE, FEZ O 7.º E 8.º ANOS EM ALEGRIA/MARIANA/MG ONDE SUA MÃE ESTAVA MORANDO PARA OS SEUS IRMÃOS PODEREM ESTUDAR, ONDE SEU IRMÃO RAIMUNDO NONATO SIQUEIRA, SENDO FUNCIONÁRIO DA MINERAÇÃO SAMITRI, GANHOU UMA CASA PARA MORAR.
EM 1979 RETORNOU COM SUA MÃE E IRMÃOS PARA CATAS ALTAS. TRABALHOU 8 MESES NO COMÉRCIO DOS IRMÃOS AZEVEDO E EM SEGUIDA, FOI FUNCIONÁRIO DA MINERAÇÃO SOCOIMEX LTDA., DURANTE 11 ANOS E TRÊS MESES;

FOI MICROEMPRESÁRIO DURANTE 8 ANOS COM LOJA DE MATERIAIS ESCOLARES E BRINQUEDOS, DENOMINADA “LOJ'AYRES”;
TRABALHOU NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA ENTRE 1994/1996 NA ETA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA). DE 1997 A 2019 TRABALHOU PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAS ALTAS COMO CHEFE DE DEPARTAMENTO DE CULTURA (APENAS FICANDO SEM TRABALHAR NO ANO DE 2016, POR TER HAIDO UMA CRISE ECONÔMICA NA CIDADE).
FEZ PARTE DA IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO POR MUITOS ANOS;
FOI CONFRADE NA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - VÁRIOS ANOS;
FOI MEMBRO DA DIRETORIA, E DEPOIS VICE-PRESIDENTE DA ACBECA – ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO BEM ESTAR DE CATAS ALTAS;
FEZ PARTE DA DIRETORIA DO ECUCA – ESPORTE CLUBE UNIDOS DE CATAS ALTAS, ONDE FOI TAMBÉM DJ POR ALGUNS ANOS;
FOI MEMBRO DA DIRETORIA, E MEMBRO DO CONSELHO FISCAL POR TRÊS MANDATOS DA CCCA – COOPERATIVA DE CONSUMO DE CATAS ALTAS;
FOI VICE-PRESIDENTE DA CORPORAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE CATAS ALTAS POR VÁRIOS ANOS, FOI TESOUREIRO DA MESMA CORPORAÇÃO ONDE TAMBÉM JÁ FOI ALUNO DO SR. VALCI JOSÉ RODRIGUES;
FOI LÍDER DE GRUPO DE JOVENS COM A SRA. SÔNIA DOS SANTOS E SRA. MERICLÉIA FERREIRA SILVA;
FEZ PARTE DO CORAL DA IGREJA MATRIZ SOB A REGÊNCIA DO SR. GILBERTO NONATO MACHADO;
LANÇOU O 'CIRCUITO POÉTICO” CONFORME SUGESTÃO DA PROFESSORA SRA. MEIRA FERREIRA DO CARMO SENA QUE SUGERIU COMO “VIA SACRA POÉTICA”, O QUAL FOI BATIZADO CONFORME SUGESTÃO DO SECRETÁRIO DE TURISMO E CULTURA NA ÉPOCA O SR. MARCOS LAMEGO DE CARVALHO COMO “CIRCUITO POÉTICO”;
LANÇOU O PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL “GARIMPADO NOSSO PATRIMÔNIO” NAS ESCOLAS DE CATAS ALTAS EM 1999;
LANÇOU E BATIZOU A MASCOTE DO PATRIMÔNIO CATAS-ALTENSE “O CARACINHA”, em 2006;
LANÇOU O DIA DO SACI-PERERÊ NO MUNICÍPIO, EM 2009, cujo evento aconteceu nos anos de 2009, 2014 e 2015;
ORGANIZOU ALGUMAS FESTAS JUNINAS, JUNTO COM A SRA. TEREZINHA DOS SANTOS, NO LOCAL ONDE É HOJE A PRAÇA DA. ADELAIDE ALVES PEREIRA;
FOI PRESIDENTE DO PPS,
FOI VICE-PRESIDENTE DO CODEMA (CONSELHO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE) DE CATAS ALTAS;
FOI PRESIDENTE E VICE DO CONSELHO DELIBERATIVO DE TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL DE CATAS ALTAS.
FOI O INCENTIVADOR NA CRIAÇÃO DA ‘BANDA AFILHADOS DO SERENO’ PARA QUE ELA TOCASSE MARCHINHAS NOS DIAS DE CARNAVAL. HOJE A BANDA FAZ MUITO SUCESSO NOS 5 DIAS DE CARNAVAL;
EM 2016 FOI CANDIDATO A VEREADOR PELO PARTIDO DEMOCRATAS E OBTEVE 71 VOTOS, SENDO SUPLENTE DE UM DOS VEREADORES: DENIZE ANTUNES H. DE SÁ, EDVANE GONÇALVES MACHADO E VANDA LÚCIA GOMES.
SONHO: UM MUSEU GERAL DE CATAS ALTAS;
FOI O IDEALIZADOR DO CENTRO CULTURAL TENENTE-CORONEL JOÃO EMERY, CONFORME ABAIXO:

ENTRE 1994 E 1996, EDER AYRES SIQUEIRA PROCUROU SEUS IRMÃOS, TIOS E PRIMOS PARA FAZEREM JUNTAMENTE COM ELE A DOAÇÃO DO SOLAR DE SUA FAMÍLIA QUE PERTENCEU AO SEU TRISAVÔ MATERNO O TENENTE-CORONEL JOÃO EMERY, DENOMINADO SOLAR DOS EMERY PARA SER UM CENTRO CULTURAL E FOI APOIADO PELA MAIORIA.
EM 1997, COM A EMANCIPAÇÃO DE CATAS ALTAS, PROCUROU O SEU PRIMO SR. JOSÉ HOSKEN QUE ERA PREFEITO NA ÉPOCA E, TAMBÉM OS HERDEIROS SEU TIO O SR. ADAHIR ALVES PEREIRA E SUA PRIMA MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA EMERY E PROVIDENCIOU UM ABAIXO-ASSINADO PARA QUE OS HERDEIROS QUE CONCORDASSEM, O FIZESSEM MEDIANTE ASSINATURA, O QUE FOI FEITO E REGISTRADO NO CARTÓRIO ISMÉRIA LÍRIO BRANT MOREIRA EM SANTA BÁRBARA/MG COM 95 ASSINATURAS, COM O TEOR SEGUINTE:
“NÓS ABAIXO ASSINADOS, NA QUALIDADE DE HERDEIROS DE MARIA RITTA PERPÉTUA MENDES CAMPELLO EMERY E O “TENENTE-CORONEL” JHON EMERY, ANTIGOS PROPRIETÁRIOS DO “SOLAR” ONDE GERARAM OS SEIS FILHOS: JOÃO EMERY, MARIA RITTA EMERY PEREIRA DA CUNHA, AUGUSTO EMERY, DIOGO EMERY, GUSTAVO EMERY E ROBERTO EMERY, DOS QUAIS SOMOS DESCENDENTES E, PORTANTO POSSUIDORES DOS DIREITOS HEREDITÁRIOS DO IMÓVEL ...” “ESTAMOS CONSCIENTES DO VALOR HISTÓRICO DO IMÓVEL, E É DE NOSSO DESEJO QUE SEJA PRESERVADO E DEVIDAMENTE UTILIZADO EM PROL DA COMUNIDADE CATAS-ALTENSE, COMO “CENTRO CULTURAL TENENTE-CORONEL JOÃO EMERY”, O QUE DE CERTA FORMA FARÁ PRESERVAR TAMBÉM A MEMÓRIA DE NOSSA FAMÍLIA.”

EM 2003, JUNTO COM EDER AYRES SIQUEIRA OS HERDEIROS DO TENENTE-CORONEL JOÃO EMERY E D. MARIA RITTA PERPÉTUA MENDES CAMPELLO EMERY, FIZERAM OFICIALMENTE A DOAÇÃO DO SOLAR DA FAMÍLIA PARA O MUNICÍPIO DE CATAS ALTAS. VEJAMOS UM POUCO DO TEOR DA CERTIDÃO:
“CERTIFICO E DOU FÉ NA QUALIDADE DE TABELIÃ DO SERVIÇO REGISTRAL DO TABELIONATO DE NOTAS DA CIDADE DE CATAS ALTAS – MG E COMARCA DE SANTA BÁRBARA – MG, QUE NO LIVRO 27, FLS. 48, CONSTA A ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA DO TEOR SEGUINTE: ESCRITURA PÚBLICA DE DOAÇÃO DOS DIREITOS HEREDITÁRIOS POR FALECIMENTO DE: JOHN EMERY E MARIA RITA PERPÉTUA MENDES CAMPELLO EMERY, QUE ENTRE SI FAZEM COM DOADORES HERDEIROS: EDER AYRES SIQUEIRA E OUTROS, E COMO DONATÁRIO: O MUNICÍPIO DE CATAS ALTAS – MG, NA FORMA ABAIXO: AOS 11 (ONZE) DIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2003 (DOIS MIL E TRÊS), EM CATAS ALTAS – MG, REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, NESTE SERVIÇO NOTARIAL, INSTALADO À RUA SÃO MIGUEL, 114, CENTRO, COMARCA DE SANTA BÁRBARA, LAVRO ESTA ESCRITURA E QUE PERANTE MIM TABELIÃ COMPARECERAM COMO DOADORES HERDEIROS: 1 -) EDER AYRES SIQUEIRA, BRASILEIRO, ….” (COM MAIS ASSINATURAS DE OUTROS HERDEIROS: MARIA APARECIDA PEREIRA VIEGAS, CELSO PEREIRA LIMA, ÉLCIO PEREIRA LIMA, NEIDE ALVES PEREIRA, NARA LÚCIA ALVES PEREIRA, SANDRA GRACIETE VIEIRA DE ARAÚJO, ROSEMARY AYRES SIQUEIRA DE SOUZA, ANA MARIA SIQUEIRA MUNIZ, MARIA DA GLÓRIA SIQUEIRA PEREIRA, MARIA TEREZINHA EMERY DE SÁ PIMENTA, NÁDIA MARIA ALVES RODRIGUES SOUZA, NÉLIO ROBERTO ALVES RODRIGUES, JANICE JÚLIA VIEIRA DE QUEIROZ, RITA DE CÁSSIA PEREIRA SUDÁRIO, MARIA JOSÉ SIQUEIRA MOREIRA, MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA EMERY, ANA VIRGÍNIA HOSKEN VIEGAS, NICE APARECIDA PEREIRA, MARIA TEREZINHA EMERY PEREIRA, MARIA DE LOURDES EMERY PEREIRA, MARIA DA ANUNCIAÇÃO EMERY PEREIRA, MARIA JOSÉ PEREIRA MOREIRA, MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA, MARIA RITA AYRES, RITA DE CÁSSIA VIEIRA, BERNARDO PEREIRA EMERY, JOSÉ GERALDO EMERY, E LUIZ ROBERTO EMERY). “ …, NESTE ATO REPRESENTADO PELO SEU PREFEITO O SR. JOSÉ HOSKEN, BRASILEIRO, ...” (PREFEITO MUNICIPAL NA ÉPOCA). “ENTÃO OS DOADORES ME DECLARAM QUE SÃO OS LEGÍTIMOS HERDEIROS DE JOHN EMERY E MARIA RITA PERPÉTUA MENDES CAMPELLO EMERY, E POR SUAS VEZES DOAM OS QUINHÕES PERTENCENTES A CADA UM DOS DOADORES QUE RECAEM NO IMÓVEL CONSTITUÍDO PELA CASA DE MORADA SITUADA À RUA MONSENHOR BARROS, 26, … , E SEU RESPECTIVO TERRENO COM ÁREA DE 2.704,16M² (MIL SETECENTOS E QUATRO METROS QUADRADOS E DEZESSEIS CENTÍMETROS QUADRADOS), ...” “OS DOADORES TAMBÉM DECLARAM QUE, ESTÃO CIENTES DO VALOR HISTÓRICO DO IMÓVEL E É DO DESEJO DE TODOS QUE SEJA PRESERVADO E DEVIDAMENTE UTILIZADO EM PROL DA COMUNIDADE DE CATAS ALTAS, COMO CENTRO CULTURAL TENENTE-CORONEL JOHN EMERY, O QUE DE CERTA FORMA FARÁ PRESERVAR TAMBÉM A MEMÓRIA DA FAMÍLIA DOADORA. ...”

Vem, desde 1980, pesquisando sobre a sua família, tanto do lado materno, quanto paterno, pesquisa bem avançada, e com este amor à genealogia, descobriu que pertence à mais antiga família de Catas Altas, assim sendo, faz parte das primeiras famílias de Minas Gerais, também faz parte das primeiras famílias paulistas, de famílias nativas do Brasil pelos caciques Tibiriçá e Piquerobi.

Concernente à sua terra natal Catas Altas, vem pesquisando sobre tudo o que ela tem de importante sendo as histórias das igrejas, capelas, povoados, minas de ouro, lendas, e diversos bens culturais do município. E, como trabalhou na Prefeitura, cedeu suas pesquisas para a realização de diversos inventários e tombamentos, e registro do Modo de fazer Artesanal dos Vinhos e do Fermentado de Jabuticabas, e Licores de Catas Altas, e ainda para o trabalho de educação patrimonial que ele foi o idealizador.

Tem diversos poemas por ele escrito sobre o município, enfocando Igreja Matriz, capelas, ruas, povoados etc., nos quais conta toda a história de Catas Altas em forma poética.
Ótimas informações...Zuza Alvarenga...

Este colaborador é responsável pelo cadastramento de 1302 pessoas.