Willem Guillaume Lem
(1365 - 1440)

Martim Lems

Código: 340483

Nascimento Bruges, Bélgica, 1395

Falecimento Bélgica, 1485

 casou-se com Joana Barroso

A família Leme, que da Ilha da Madeira passou à vila de S. Vicente pelos anos 1544 a 1550 prendia-se à antiga e nobre família que possuiu muitos feudos na cidade de Bruges do antigo condado de Flandres, nos Países Baixos(1). O seu primitivo apelido em Flandres era Lems, que significa argila ou grêda (barro fino e delicado), com o que esta família quis salientar a sua nobreza entre os seus compatriotas; em Portugal este apelido foi corrompido em Lemes e Leme.
Seguindo o ramo que nos interessa, o qual passou de Flandres a Portugal, e daí à Ilha da Madeira, começaremos por Martim Lems, cavalheiro nobre e rico, que foi senhor de muitos feudos na cidade de Bruges; foi casado e teve, entre outros f.ºs:
A-1 Martim Lems (filho), que passou a Portugal.
A-2 Carlos Lems que foi almirante de França.
A-1 Martim Lems passou a Portugal por causa do comércio e se estabeleceu em Lisboa; foi tão magnânimo e de tal modo dedicado ao engrandecimento deste reino que montou por sua conta uma ursa (ou charrua) e nela mandou a seu f.° Antonio Leme com vários homens de lança e espingardas a auxiliar a expedição de el-rei d. Affonso em 1463 contra os mouros na África; em recompensa el-rei o tomou por fidalgo de sua casa. Não casou, porém teve de Leonor Rodrigues, mulher solteira, filhos.
Desta família, de sua antiguidade e nobreza trataram muitos genealogistas portugueses, entre outros: Manoel Soeiro nos seus - Anais de Flandres; José Freire Montarroyo Mascarenhas e outros.
MARTIN LEM – “CAVALHEYRO FLAMENGO, DE QUE FAZ MEMORIA MANOEL SOEYRO NOS SEUS ANNAES DE FLANDES, QUE VOLTANDO DEPOIS DE PORTUGAL A SUA PATRIA, FOI GENTILHOMEM DA CAMARA DO EMPERADOR MAXIMILIANO, E ESCUTETE DE BRUJAS.”- FILHOS: WILLEN LEM, CHARLES LEMS E MARTIM LEME.
NASCIDO EM BRUGGE, CONDADO DE FLANDRES – PAÍSES BAIXOS. VIVEU PELOS ANOS DE 1400. FILHO DE WILLEM LEM. O NOME DE SUA MULHER É DESCONHECIDO, APORTUGUESANDO (O “M” NO FINAL DE MARTIN, E “E” NO FINAL DO LEM) O NOME.
TEVE 2 FILHOS COM JOANA BARROSO: MARTIM LEMS E CARLOS LEM QUE FOI ALMIRANTE DE FRANÇA.

Cadastrado por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Genealogia Paulistana - Luiz Gonzaga da Silva Leme - Vol.II - Tit. Lemes - Pág. 179
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Joana Barroso

Código: 340484

Nascimento 1388

Falecimento 1442

 casou-se com Martim Lems

Sobrenome Barroso

Cadastrada por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Eder Ayres Siqueira
Parentes próximos Descendentes

Filhos do casal:
Mærten Lem (1420 - 1485)Carlos Lems (? - ?)