Ayres Pinto
(? - ?)

Fidalgo Pedro Aires Pinto

Código: 290193

Falecimento Falecido.

 casou-se com Clara da Fonseca Coutinho

FIDALGO PEDRO AIRES PINTO - Fidalgo, n. cerca de 1441, filho de Aires Pinto, senhor da quintã da Torre da Lagariça, então na Terra de Aregos, hoje na freguesia de S. Cipriano, Resende, e de muitos bens na região de Riba de Bestança, que lhe vinham dos Fonseca, e de sua mulher Cecília de Faria, filha de Frei Sebastião de Faria, cavaleiro da Ordem de S. João (Malta).-
- FILHOS. - Isabel Pinto Coutinho, casou cerca de 1481 com Rui Teixeira (de Macedo), escudeiro, senhor da Quinta do Paço de Fornelos, e seu prazo, e da Quinta do Barral, ambas em Aregos, nascido cerca de 1445 e fal. em 1588. É o Rui Teixeira, escudeiro do capitão-mor de Tanger Rui de Mello (futuro 1.º conde de Olivença), que a 15.10.1472 teve mercê de D. Afonso V para suceder no cargo de juiz das sisas de Aregos, Barqueiros, Teixeira e Gestação, a seu pai Gonçalo Vasques Teixeira, que nele renunciara em instrumento público de 6.4.1472. - Aires Pinto, que Gaio diz que casou no Porto com Ana da Mota Madureira, s.g., E - Francisco Pinto, o Velho, cavaleiro fidalgo, juiz dos órfãos de Ansiães (CJIII, 5, 22v; e 8, 140v). N. cerca de 1469 e fal. depois de 18.1.1550, data em que, sendo cavaleiro fidalgo, vivia no lugar de Fonte Longa, termo da vila de Ansiães (Bragança), com sua mulher Marta Teixeira, quando passou procuração a seu genro Nicolau de Azevedo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, com consentimento dos filhos de ambos Francisco Pinto, António Pinto e Isabel Pinto, esta casada com o dito Nicolau de Azevedo, para vender as terras que herdara por morte de seu filho Rui Pinto, existentes no termo da vila de Santos (CFR de S. Paulo, Reg. de Sesmarias, Liv. I, Tit. 1555, fol. 42). Casou a 1ª vez com Catarina de Moraes Pimentel (a), herdeira da quinta do Prado, em Fonte Longa, Ansiães. Casou a 2ª vez com Marta Teixeira (b), conforme ficou referido. É possível que esta Marta Teixeira seja irmã de seu cunhado Rui Teixeira, referido adiante.



Sobrenome Ayres
Sobrenome Pinto

Cadastrado por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Pesquisas de Eder Ayres Siqueira
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Clara da Fonseca Coutinho

Código: 290194

Falecimento Falecida.

 casou-se com Pedro Aires Pinto

CLARA DA FONSECA COUTINHO, PORTUGUESA
- FILHOS: . - Isabel Pinto Coutinho, , casou cerca de 1481 com Rui Teixeira (de Macedo), escudeiro, senhor quinta do Paço de Fornelos, e seu prazo, e da quinta do Barral, ambas em Aregos, nascido cerca de 1445 e fal. em 1588. É o Rui Teixeira, escudeiro do capitão-mor de Tanger Rui de Mello (futuro 1º conde de Olivença), que a 15.10.1472 teve mercê de D. Afonso V para suceder no cargo de juiz das sisas de Aregos, Barqueiros, Teixeira e Gestação, a seu pai Gonçalo Vasques Teixeira, que nele renunciara em instrumento público de 6.4.1472. - Aires Pinto, que Gaio diz que casou no Porto com Ana da Mota Madureira, s.g., E - Francisco Pinto, o Velho, cavaleiro fidalgo, juiz dos órfãos de Ansiães (CJIII, 5, 22v; e 8, 140v). N. cerca de 1469 e fal. depois de 18.1.1550, data em que, sendo cavaleiro fidalgo, vivia no lugar de Fonte Longa, termo da vila de Ansiães (Bragança), com sua mulher Marta Teixeira, quando passou procuração a seu genro Nicolau de Azevedo, cavaleiro fidalgo da Casa Real, com consentimento dos filhos de ambos Francisco Pinto, António Pinto e Isabel Pinto, esta casada com o dito Nicolau de Azevedo, para vender as terras que herdara por morte de seu filho Rui Pinto, existentes no termo da vila de Santos (CFR de S. Paulo, Reg. de Sesmarias, Liv. I, Tit. 1555, fol. 42). Casou a 1ª vez com Catarina de Moraes Pimentel (a), herdeira da quinta do Prado, em Fonte Longa, Ansiães. Casou a 2ª vez com Marta Teixeira(b), conforme ficou referido. É possível que esta Marta Teixeira seja irmã de seu cunhado Rui Teixeira, referido adiante.


Sobrenome Coutinho
Sobrenome Fonseca

Cadastrada por Eder Ayres Siqueira.
Fonte: Pesquisas de Eder Ayres Siqueira
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filho do casal:
Francisco Pinto (1470 - 1550)