Camila Barbalho
(1560 - 1608)

Mestre de Campo Luis Barbalho Bezerra

Código: 137626

Nascimento Olinda, PE, 1584

Falecimento Rio de Janeiro, RJ, 15 abr 1644

 casou-se com Maria Furtado de Mendonça

Irmãos:
Felipe Barbalho Bezerra (? - ?)
Brasia Monteiro (? - ?)

Luis Barbalho Bezerra foi o grande heroi do inicio ao meio da expulsao dos invasores holandeses no Brasil. Sua vida iniciou-se já com a família assentada e bem estabelecida economicamente, sendo descendente de senhores de engenho e primeiros colonos chegados `a Capitania de Pernambuco.

A partir de 1630, com a invasao holandesa ocorrendo em Pernambuco, inicia o combate a eles. Nisto sua vida transforma-se em constante sobressaltos. Entre os fatos de sua vida estao, a defesa do interior pernambucano contra o invasor; uma marcha que se deu do Porto de Touro, no Rio Grande do Norte ate `a Bahia, `a frente de 1000 homens, onde teve que atravessar todo o territorio dominado pelo inimigo, causando-lhe grandes perdas; foi preso juntamente com familiares e enviado para a Holanda como escravo, de onde fugiu pela Espanha e recebeu comando de tropas; retornando ao Brasil e feita a famosa retirada, assumiu interinamente o governo do Brasil, em razao de uma calunia que um mensageiro fez ao adulterar uma carta regia que não ordenava a prisao do governador legitimo; foi preso, enviado para Portugal e isentado de culpa em julgado; retornou ao Brasil com ordens de assumir o governo da Capitania Real do Rio de Janeiro, cargo no qual faleceu aos supostos 60 anos de idade.

No Estado da Bahia ele tornou-se famoso ao dividir a chefia dos brasileiros e portugueses ali reunidos quando construiu o Forte de Nossa Senhora da Conceicao, popularmente conhecido como Forte do Barbalho. Nesta etapa da vida dele, os brasileiros reunidos na Bahia rechacaram uma tentativa de invasao a Salvador chefiada pelo conde Mauricio de Nassau. A derrota de Mauricio de Nassau nesta ocasiao causou tantos prejuizos economicos que logo-logo o chefe holandes perdeu o comando. Chamado de volta `a Europa, seus sucessores tentaram impor as perdas aos colonos brasileiros. Isso levou `a revolta e `a guerra que, finalmente, em 1654, expulsou o invasor holandes do Brasil.

Luis Barbalho Bezerra, falecendeo 10 anos antes daquilo, não testemunhou o resultado final de suas lutas. Mas a memória dele esta preservada em monumentos como é o nome do bairro de Salvador, conhecido como Forte do Barbalho.

Muitos outros detalhes da vida desse heroi brasileiro e de seus filhos podem ser encontrados em livros biograficos e em artigos na internet

Sobrenome Barbalho
Sobrenome Bezerra

Cadastrado por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: Entre a Sombra e o Sol - A Revolta da Cachaça, a Freguesia de São Gonçalo de Amarante e a Crise Política Fluminense (Rio de Janeiro, 1640 - 1667)
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Maria Furtado de Mendonça

Código: 137627

Falecimento Falecida.

 casou-se com Luis Barbalho Bezerra

Sobrenome Furtado
Sobrenome Mendonça

Cadastrada por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: Entre a Sombra e o Sol - A Revolta da Cachaça, a Freguesia de São Gonçalo de Amarante e a Crise Política Fluminense (Rio de Janeiro, 1640 - 1667)
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhos do casal:
Agostinho Barbalho Bezerra (1609 - 1667)Antonio Barbalho Bezerra (1610 - ?)
Guilherme Barbalho Bezerra (1610 - ?)Cecilia Barbalho (1613 - 1702)
Jeronimo Barbalho Bezerra (1622 - 1661)Francisco Monteiro Barbalho Bezerra (1644 - 1710)
Fernão Barbalho (? - ?)Antonia Barbalho Bezerra (? - ?)
Cosma Barbalho (? - ?)