História do sobrenome Souza


História | Famílias | Sobrenomes compostos | Cidades | Fontes de pesquisa | Colaboradores | Lista de pessoas

Variações do sobrenome: Sousa, Soza

Número de ocorrências: 17142

Sobrenome de origem geográfica, tomado do rio e da povoação de mesmo nome, em Portugal.

Trata-se de uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal. Acredita-se que ela tenha se originado em Dom Sueiro Belfaguer, antigo cavaleiro godo, que viveu nos primeiros anos do século VIII, ou no século seguinte. Foi trineto, segundo se acredita, de Flavio Egica, rei da Espanha. O segundo Solar da família de Dom Sueiro ficava em Entre Douro e Minho, no concelho de Rio Tamaga, em um lugar denominado "a terra de Souza", por ser banhada pelo rio Souza, afluente do rio Douro. Dom Sueiro Belfaguer deixou numerosa e ilustre descendência de seu casamento com dona Munia (ou Menaya) Ribeiro, descendente dos condes de Coimbra.

O sobrenome, porém, seria adotado somente cinco gerações depois. O tetraneto de Dom Sueiro, Dom Gomes Echigues, que nasceu por volta de 1030 e foi governador da Comarca de Entre Douro e Minho, por nomeação do rei Dom Fernando, casou-se com dona Gontrode Moniz, neta do rei Dom Fernando de Castela. Desse casamento nasceu Dom Egas Gomes de Souza, o primeiro a usar esse sobrenome, por ter nascido, criado e, depois, Senhor das terras de Souza, Solar da família. Dele descendem grande parte dos Souzas, de Portugal e do Brasil, salvo aqueles que adotaram o sobrenome por apadrinhagem.

Na décima segunda geração de Dom Egas Gomes de Souza encontra-se Martim Affonso de Souza (1500-1564), que, por ordem do rei Dom João III, veio com uma armada ao Brasil e tornou-se o primeiro Donatário da Capitania de São Vicente. Da mesma geração e primo de Martim Affonso, consta Tomé de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil.

Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Barata e Cunha Bueno