Sobrenome Rodrigues


História | Famílias | Sobrenomes compostos | Cidades | Fontes de pesquisa | Colaboradores | Lista de pessoas

Variações do sobrenome: Rodriguez, Rodríguez

Número de ocorrências: 12542

O sobrenome originou-se, como muitos outros terminados em "es", na expressão "filho de Rodrigo", e foi adotado, portanto, de forma arbitrária por muitas famílias antigas. Das famílias mais antigas que adotaram este sobrenome de forma definitiva, podem ser citadas: a de Antônio Rodrigues, rei de armas de Portugal, que viveu na época do rei D. Manuel I, por volta do ano de 1495, e a de Rodrigues de Varillas, proveniente de Salamanca, Espanha, descendente de D. Ramiro, rei de Aragão, falecido em 1094.

No Brasil, o sobrenome Rodrigues se espalhou por praticamente todos os estados. Em São Paulo, talvez uma das mais antigas famílias do Brasil é a do cacique de nome Piqueroby (nascido por volta de 1472), pai de Antonia Rodrigues. Esta última deixou numerosa descendência de seu casamento com Antônio Rodrigues. Esta descendência é citada em pelo menos três importantes trabalhos genealógicos: o livro "Dois Séculos dos Andrade", de Ormi Andrade Silva e José Gomide Borges, o livro "Genealogia Paulistana", de Luís Gonzaga da Silva Leme, e no próprio verbete dedicado ao sobrenome "Rodrigues" no "Dicionário das Famílias Brasileiras", de Carlos Barata e Cunha Bueno.

Em Minas Gerais, merece destaque a família de Antônio José Rodrigues, nascido em 1819 no Rio de Janeiro e que se fixou no distrito de Santo Antônio do Muriaé (hoje município de Miraí), onde viveu até o seu falecimento, em 1891. Deixou numerosa descendência de seu casamento com Maria Florência de São José, ocorrido por volta do ano de 1851, que se espalhou pelas cidades de Miraí, Muriaé, Carangola e Rio de Janeiro.

Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Barata e Cunha Bueno