Sobrenome Azeredo


História | Famílias | Sobrenomes compostos | Cidades | Fontes de pesquisa | Colaboradores | Lista de pessoas

Número de ocorrências: 540

Segundo o genealogista e historiador Rodrigo Trespach, do site Genera (https://sobrenomes.genera.com.br/sobrenomes/azeredo/), Azeredo é um sobrenome toponímico ibérico, ou seja, nome de um lugar.

O nome Azeredo (ou Aceredo, em espanhol) vem de aceretu, lugar de plantações de áceres (ou bordos); mata de azereiros.

Acer e aceredo, também chamado de bordo japonês porque é muito cultivado como “bonsai japonês”, é normalmente um arbusto ou árvore pequena que pode atingir de 6 a 10 metros. Suas flores são de cor púrpura. Sua beleza exótica é muito apreciada como planta ornamental.

Alguns identificam as origens deste ramo da família no lugar de Azeredo (Aceredo, na língua galega), província de Ourense, na Galícia, tendo passado a Portugal na pessoa de Vasco Rodrigues de Azeredo que viveu em Guimarães ao tempo dos reis D. Afonso V (1432-1481) e D. João II (1455-1495). (Cf. Trigueiro, 2019; Anuário Genealógico Latino, 1, 15).

A vila Azeredo, ou Aceredo, se localiza na fronteira de Portugal com a Espanha, na Galícia. Estava submersa com a construção da barragem de Alto Lindoso e reapareceu em 2022 devido à seca que a Espanha experimentou no período, que abaixaram o nível das águas no local. Este fato foi noticiado na reportagem publicada em 20/03/2022 às 10:00 horas por Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincoln, publicado no caderno "Aventuras na História – Matérias / Arqueologia" do UOL.

A reportagem teve o título: "Conheça Aceredo, a vila submersa que voltou à superfície na Espanha".

Atualmente, a região se tornou um ponto turístico da Espanha e Portugal.

Colaboração de Eduardo Campolina Azeredo