Físico-Mor Antônio José da Silva Pereira

Código: 394627

Nascimento Porto, Portugal, aprox. 1767

Falecimento São Luís, MA, 16 out 1817

 casou-se com Roza Tavares da Silva

Irmão:
Vicente Antônio da Silva Pereira (? - ?)

Antônio José da Silva Pereira, patrono da Cadeira nº4 da Academia Maranhense de Ciências, foi médico, político e engenheiro civil. Nasceu na Freguesia de Santo André da Madeira, bispado do Porto, em Portugal, no ano de 1767 e faleceu no ano de 1817. Era filho legítimo de Custódio José e de Tereza Maria de Jesus Pereira. Antônio José da Silva Pereira foi catedrático da Universidade de Coimbra, médico particular da Rainha Carlota Joaquina e trabalhou contra o avanço da peste bubônica em Portugal. Em 1798, por decreto real de 5 de dezembro, foi nomeado Físico-Mor da corte portuguesa de D. João e foi designado para trabalhar na Capitania de Estado do Maranhão, então governada por D. Fernando de Noronha. Desembarcou no Maranhão no ano seguinte, em 1799 e, com a mão-de-obra de 600 escravos, construiu o "Sitio do Físico“, um verdadeiro império bélico, logístico e industrial, situado às margens do Bacanga. o Sitio era um parque composto de oito indústrias, sendo de arroz, cerâmica, sal, couro curtido, pólvora, cera e vela. Somava-se a isso, uma casa grande construida em L, igreja, doze senzalas, praça para eventos, com banco em pedra de cantaria e uma muralha grande que podia chegar a seis metros de altura. Após a morte do Físico-Mor, em 1817, não se tem notícia do Sítio até 1847, quando se instalou uma fábrica de pólvora e fogos de artifício forno para fabricação de cal. Hoje, as ruínas são protegidas e preservadas pela Associação dos Amigos do Sítio do Físico, no Parque Estadual do Ba- canga. O Sítio do Físico ou fazenda Santo Antônio das Alegrias, supostamente, foi a base de um projeto de ponta de Napoleão, ao norte do Brasil, qual, o Físico ficou encarregado.
As circunstâncias sobre a morte do Físico-Mor ainda são misteriosas. Sabe-se que Antônio José Pereira era adepto da causa napoleônica e, sendo descoberto, foi chamado à Lisboa para explicar-se. com isso, teria cometido suicídio, não se sabe se por infeliz desgosto ou ato de loucura.Outra hipótese é o seu assassinato devido a ideias contrárias ao general San Martin, apoiador dos ingleses.
entretanto, o que se tem certeza é que Antônio José da Silva Pereira, o Físico, foi encontrado morto, no dia 14 de novembro de 1818, enforcado com um cipó em um tamarindeiro.

Sobrenome Pereira
Sobrenome Silva

Cadastrado por Marcelo.
Árvore genealógica Parentes próximos Famílias às quais pertence

Roza Tavares da Silva

Código: 394630

Falecimento São Luís, MA

 casou-se com Antônio José da Silva Pereira

Sobrenome Silva
Sobrenome Tavares

Cadastrada por Marcelo.