Vasco Pires de Bragança (O Veirão, ou o Beirão)

Código: 293234

Nascimento Portugal

Falecimento Portugal

 casou-se com Urraca Esteves d'Antas

Meios-irmãos:
Ruy Pires de Antas (? - ?)
Maria Pires de Antas (? - ?)

Segundo Adauto de Andrade:
Vasco Pires. Seu cognome “Beirão” ou “Veirão” vem do fato de que a maior parte de seus bens situava-se ao sul do Rio Douro, ou seja, na “beira” do rio. Viveu em fins do século XII e início do século XIII. Provavelmente o Senhorio de Vimioso deve ter passado para seu irmão mais velho, Garcia Pires de Bragança.

Casou-se com URRACA ESTEVES DE ANTAS, filha de Estevão Annes de Antas, O Senhor do Paço de Antas, e de Gracia da Cunha, neta paterna de Vasco de Antas – sendo este, segundo Gayo, o primeiro de que se tem notícia como Senhor do Solar de Antas.

Para que compreendam melhor a origem desse patronímico “De Antas”, cabe esclarecer que não tem absolutamente nada a ver com os nossos paquidermes mamíferos aqui do Brasil… “Anta”, em Portugal, é uma espécie de dólmen, um monumento constituído de uma laje, geralmente bastante larga, descansando sobre outra, quase sempre duas, bastante acima do nível do solo onde estão enterradas suas bases. Em vários pontos de Portugal ainda se encontram, com essa designação, rudes altares, que serviam como marcos ou balizas, bem como para, segundo a tradição, o uso sagrado. E Paço, por sua vez, nada mais é que uma habitação suntuosa, corruptela de palácio. É daí que vem o termo “Paço de Antas”, ou seja, o lugar em que estava situado deveria ter muitas antas (dólmens) espalhados pela região.

E ainda: como veremos mais à frente a forma de sucessão dos bens em Portugal é de uma maneira tal que esses bens são sujeitos a regras estritas de indivisibilidade, primogenitura e masculinidade, de modo que os bens (“morgado”) se transmitem por sucessão a um único sucessor e não por herança (divisão), sempre visando preservar o poder econômico das Casas Nobres – evitando diluir a herança e enfraquecer a Casa – pois cabia sempre ao primogênito a posse do morgado.

E foi a partir desse Vasco, após sua união com Urraca, que seus descendentes passaram a herdar o Paço de Antas.

Filho(s): João Vasques de Antas, Estevão Vasques de Antas.

Sobrenome Bragança
Sobrenome Pires

Cadastrado por Maria Luzia Pinto Coelho.
Fonte: Genearc
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Urraca Esteves d'Antas

Código: 293235

Nascimento Portugal, aprox. 1250

Falecimento Portugal

 casou-se com Vasco Pires de Bragança

ONTES:

F1. Genealogia Paulistana - Silva Leme, V.7, p. 5 - rodapé.

F2. Estudos de Francisco Antonio Doria (Antas Moraes) em http://doria.genealogias.org .

F3. Nobiliário de Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, 1938. Tomo II, Título Antas. # Aqui consta que casou com o filho do VEIRÃO: Nuno Vasques Beirão de Bragança.

Sobrenome Esteves

Cadastrada por Maria Luzia Pinto Coelho.
Fonte: Genearc
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhos do casal:
João Vasques de Antas ou João Vasques de Bragança (aprox. 1270 - ?)Estevão Vasques de Antas (? - ?)