Luís de Camargo
(1470 - ?)
Beatriz Álvarez
(1475 - ?)

Almirante Alonso de Camargo

Código: 230464

Nascimento Trujillo, Espanha, 1500

Falecimento Peru, 1546

 casou-se com ?

Os Camargo são originários do vale de Camargo (Santander), de onde se espalharam por Santillana (Santander), Castrojeriz e Roa (Burgos), Agreda (Soria), Pozal de Gallinas (Valladolid), Placencia (Cáceres) e Guadalajara.

Alonso foi fidalgo e "célebre navegador".

Em 28 de Março de 1536, Alonso obteve licença para viajar a Santa Marta.

Foi o responsável pela organização, em Sevilha, da expedição que partiu de San Lúcar de Barrameda em 19 de Setembro de 1539. Além de Alonso, encarregado do comando das naus, participaram da expedição o Comandante Francisco de Camargo (parente de Alonso), e o Comendador do Hospital Real, Dom Francisco de Ribeira, nomeado General e Governador da Expedição. Esta expedição tornou-se conhecida como a "Armada do Bispo de Placencia", por ele haver financiado a maior parte das despesas (o bispo, Dom Gutierrez de Carvajal, era irmão de Francisco de Camargo).

Sabe-se que a expedição rumou diretamente ao Estreito de Magalhães, onde entraram no dia 20 de janeiro de 1540. Após dois dias, em meio a tempestades, a nau capitânia naufragou. A nau comandada por Alvarado tentou, inutilmente, resgatar os náufragos. O desastre foi total; perdeu-se toda equipagem, inclusive o Governador Dom Francisco de Ribeira. A nau de Alvarado desgarrou-se da frota e, após navegar alguns meses sem destino, retornou à Espanha.

Sobre os outros dois navios, sabe-se que um naufragou em lugar desconhecido, enquanto o outro, o de Dom Alonso, conseguiu atravessar o estreito, chegando finalmente ao oceano Pacífico.

Alonso foi, assim, o segundo explorador a atravessar o Estreito de Magalhães. E foi o primeiro a avistar a Ilha de Chiloe e o arquipélago costeiro do sul do Chile.

Prosseguindo viagem, após "terríveis peripécias", subiram a costa oriental da América do Sul, chegando até a região de Arequipa, no Peru.

Alonso permaneceu algum tempo no Peru, envolvendo-se nas lutas de conquistas. Foi "regedor" em Quito. Por ter se indisposto com o grupo de Gonzalo Pizarro, foi vítima de uma conspiração que culminou com seu assassinato por um tal de Francisco de Carvajal, em 1546 (segundo alguns, Alonso foi assassinado por Francisco de Carvajal, após regressar à Espanha).

Sobrenome Camargo

Cadastrado por Gustavo Faria do Amaral.
Fonte: Genearc e Genealogia Paulistana
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

?

Código: 230465

 casou-se com Alonso de Camargo

Cadastrada por Gustavo Faria do Amaral.
Fonte: Genearc e Genealogia Paulistana
Parentes próximos Descendentes

Filho do casal:
Luís Dias de Camargo (1520 - ?)