Martim Leme
(aprox. 1420 - aprox. 1471)
?

Antônio Leme (O Flamengo)

Código: 225329

Nascimento Lisboa, Portugal, aprox. 1450

Falecimento Funchal, Madeira, Portugal, 1526

 casou-se com Catharina de Barros (a Neta)

Irmão:
João Leme (? - ?)

VEREADOR ANTÔNIO LEME - NASCEU POR VOLTA DE 1449 EM LISBOA, PORTUGAL E VIVEU NA ILHA DA MADEIRA, NA FREGUESIA DE SANTO ANTÔNIO DO CAMPO, NA QUINTA DOS LEMES, JUNTO À CIDADE DO FUNCHAL. FILHO DE MARTIM LEME E DE LEONOR RODRIGUES, TENDO SIDO LEGITIMADO POR D. AFONSO V EM 1464 (CONFORME REGISTRADO NO LIVRO II DAS LEGITIMAÇÕES GUARDADO NO ARQUIVO DA TORRE DO TOMBO). FOI VÁRIAS VEZES VEREADOR DE FUNCHAL, NA ILHA DA MADEIRA. SOBRESSAIU-SE NA TOMADA DE ARZILA E TÂNGER, EM 1471, O QUE LEVOU O PRÍNCIPE D. JOÃO (FUTURO REI D. JOÃO II) A TORNÁ-LO CAVALEIRO DA CASA REAL PORTUGUESA. O REI D. AFONSO V CONCEDEU-LHE E A TODOS OS SEUS LEGÍTIMOS DESCENDENTES, EM 12-NOV-1471, UM ESCUDO TIMBRADO DE NOVAS ARMAS. “Antônio Leme, viveu na Ilha da Madeira muito abastado na sua quinta, que depois se chamou dos Lemes, na freguesia de Santo Antônio do Campo junto à cidade do Funchal. Casou com Catharina de Barros, (filha de Pedro Gonçalves da Clara e de sua mulher Izabel de Barros), a qual instituiu o morgado na vila da Ponta do Sol na dita ilha da Madeira. Antônio Leme e seu irmão Martim Leme, filhos de Martim Lem, o moço, seguiram para a África a mandado de seu pai, e muito se distinguiram na tomada de Arzilla e Tanger em 1471 e por estes serviços el-Rei Dom Affonso legitimou a Antônio Leme e o fez fidalgo de sua casa, conferindo-lhe o foro de cavalheiro, e mais fez-lhe a mercê de poder usar das armas dos Lem, por timbre um dos melros do escudo em uma aspa de ouro. Depois de armado cavalheiro a 12 de Novembro de 1471, passou para a ilha da Madeira, onde aparece em diversos documentos entre 1480 e 1485, inclusive, citado por Cristóvão Colombo, que viveu em Porto Santo entre 1480e1483 .Antônio Leme está documentado nas Vereações: Cavaleiro,Vereações de1485/86, fólio nº 11.Vereador-Funchal,Vereaçõesde1485-86, nº 11.Homem Bom do rol-Funchal,Vereações de 1488-89. Vereador designado pelo capitão e câmara - Funchal, Vereações de 1488-89, nº 11. Homem Bom do rol – Funchal,Vereações d e1491-92.” Fonte: Famílias Azevedo e Falcão. CASOU COM CATARINA DE BARROS, CONFORME CONTRATO DATADO DE 1485, E MORREU NO ANO DE 1514 OU 1515, NA QUINTA DOS LEMES, NA ILHA DA MADEIRA. Fonte: SAPIENS – Revista de História, Patrimônio e Arqueologia, número 0, 2008" – páginas 51 a 83: por Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – "Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca – Martim Leme (Maerten Lem)". FILHOS ORIUNDOS DO CASAMENTO C. CATARINA DE BARROS: PEDRO, ALEIXO, RUI, ANTÔNIA, LEONOR E ANTÃO LEME.

Sobrenome Leme

Cadastrado por Gustavo Faria do Amaral.
Fonte: Eder Ayres Siqueira
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Catharina de Barros (a Neta)

Código: 225330

Nascimento Funchal, Madeira, Portugal, 1470

Falecimento 1505

 casou-se com Antônio Leme

Catharina de Barros, a qual instituiu o morgado na vila da Ponta do Sol na dita ilha, f.ª de Pedro Gonçalves da Camara e de Izabel de Barros, n. p. de Pedro Gonçalves da Camara e de Joanna d'Eça, esta f.ª de João Fogaça e da camareira-mor da rainha d. Catharina mulher de d. João III; bisneta do 2.º capitão do Funchal João Gonçalves da Camara, fidalgo da casa real, que foi tido em alta estima pelo rei por grandes serviços que lhe prestara na tomada de Cepta e de Arzilla, e de Maria de Noronha (com quem se casou em Cepta) f.ª de dom João Henriques, por este neta de dom Diogo Henriques, conde de Gijon, que foi f.º natural de dom Henrique, rei de Castela; terneta do 1.º capitão do Funchal João Gonçalves Zargo(1) e de Constança Rodrigues de Almeida (f.ª de Rodrigo Annes de Sá), os quais com seus f.ºs ainda menores em 1420 foram povoar a Ilha da Madeira, da qual foi o descobridor e capitão o dito Zargo, com propriedade na metade dela por concessão de el-rei.

Catharina pertencia à "abastada e nobre família Barros, da Ilha da Madeira".

Catharina instituiu, com sua terça na herança, o morgado situado na Ponta do Sol, na Ilha da Madeira, "o qual conservam hoje seus netos", descendentes de sua filha Dona Leonor Leme.

Sobrenome Barros

Cadastrada por Gustavo Faria do Amaral.
Fonte: Genealogia Paulistana - Luiz Gonzaga da Silva Leme Vol. II Tít. Lemes Pág. 181
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence
Casaram-se em Funchal, Madeira, Portugal, em 1485.
Fonte: Genearc

Filho do casal:
Antão Leme (1486 - aprox. 1544)