Sabino Alves Barroso
(1826 - 1902)

Joaquim Tomás de Carvalhaes (Quincas Carvalhaes)

Código: 379401

Nascimento Guanhães, MG, 1857

Falecimento Guanhães, MG

 casou-se com Jacintha Alves Barroso
casou-se com Ubaldina Alves Barroso

Irmã:
Julia Augusta Carvalhais (1856 - 1926)

181******LIVRO: SABINO BARROSO, UM ESTADISTA DAS GERAIS, DE AUTORIA DE SEBATIAO PIMENTA BARROSO - UMA BIOGRAFIA QUE ESCLARESSE ALGUNS PONTOS GENEALOGICOS​
!
BIOGRAFIA DO DEPUTADO JOAQUIM THOMAS DE CARVALHAES (QUINCAS CARVALHAES)
!
Filho de Antonio Thomas dos Santos Carvalhaes e Livia Justiniana de Gouveia, nasceu Joaquim Thomas em 1857, em São Miguel e Almas (hoje cidade de Guanhães) antigo distrito de Conceição do Serro. No seminário de Diamantina teve como colegas os irmãos Jose, Sabino e Ignacio. Em 28 de setembro de 1878 matriculou-se sob o no. 1.168 no Colégio do Caraça juntamente com seu conterrâneo Claudionor Nunes Coelho, posteriormente deputado provincial. De São Sebastião dos Correntes, no mesmo educandário, matricularam-se no mesmo ano, Ignacio Alves Barroso e Balbino Cândido de Araújo Abreu. Da região, eram internos no Caraça, Getulio Ribeiro de Carvalho, Antonio Pinheiro Brandão (Monsenhor Brandão), Antonio Victorino de Araújo Abreu, Sabino Alves Barroso Jr. e Ignacio Alves Barroso.
!
No Caraça, Quincas Carvalhaes consolidou a amizade iniciada n o Seminário de Diamantina com os irmãos Sabino e Ignacio. Como se vê, tratava-se de uma turma de escola, que ganharia grande projeção na vida pública de Minas nos anos ulteriores. Quincas não deu continuidade a seus estudos. Regressou a S. Miguel (Guanhães) onde desenvolveu intensa atividade nos campos jurídico, politico, educacional e na imprensa. Tornou-se dedicado Diretor do Grupo Escolar Local. Mais tarde, exerceu a função de Inspetor Regional do Ensino. Advogado Provisionado, patrocinou a defesa de seus constituintes no ramo do direito penal e civil. Como jornalista colaborou com o periódico "Folha de Guanhães", dirigido por seu conterrâneo Getúlio de Carvalho. A grande amizade iniciada nos bancos escolares entre os jovens Quincas, Sabino e Ignacio sedimentou-se com as frequentes idas de Quincas a São Sebastião dos Correntes e de Sabino e Ignacio a Guanhães. Em
são Sebastião dos Correntes Quincas conheceu Jacintha, irmã de Ignacio e Sabino. Do conhecimento ao amor foi um passo. Quincas sob o beneplácito dos cunhados, casa-se com Jacintha, entao com 26 anos, em bodas memoráveis, realizada no dia 28 de fevereiro de 1883, no sobrado da familia, situado na praça principal do arraial.
!
O casamento de Quincas durou pouco, um ano e 11 dias. No dia 11 de março de 1884 morreu a sua esposa Jacintha, possivelmente em consequência de parto, deixando uma filha recém-nascida do mesmo nome. Se durou pouco o casamento de Quincas, durou muito menos a sua efêmera viuvez. No dia 22 de agosto de 1884, isto é, 5 meses ocorridos da morte de Jacintha, casa-se novamente Quincas, no mesmo local, com a sua cunhada Ubaldina, então, com 21 anos. O casamento não foi festejado uma vez que a família encontrava-se, como se dizia na época, de luto fechado, pela morte de Jacintha. O segundo casamento uniu mais ainda Quincas ao sogro e cunhados.
!
Advogado Atuante, batalhador pelo progresso da comunidade de Guanhães, de gênio alegre, comunicativo e de convivência fácil. Quincas viu-se atraído pela vida pública Candidatou-se a vereador da Camara Municipal. Elegeu-se, sendo logo escolhido por seus pares Presidente da Camara e Agente Executivo Municipal, cargo correspondente ao de prefeito, para o quatriênio de 1898 a 1902. Quincas foi, pois, o Prefeito de Guanhães na passagem do século XIX para o século XX. Recíproca era a amizade entre Quincas e Sabino. Eram compadres duas vezes. Sabino, padrinho de batismo de dois filhos de Quincas: Bolivar e Azinah. Sabino, na época com indiscutível prestígio político no Estado e na República, era Ministro do Governo Campos Salles. Em 1901 indica Quincas como candidato a Deputado Federal. A indicação equivalia a eleição. Na época a lei permitia acumulação do cargo de Prefeito com o de Deputado Federal. No primeiro ano de mandato (1901), não foi possível a Quincas exercer o mandato de deputado federal, face aos prementes problemas administrativos da Prefeitura de Guanhães, que o obrigaram a permanecer no município. Em 1902 exerce o mandato de deputado federal.
!
Quincas faleceu na Cidade de Guanhães onde deixou numerosa descendência."
!
Ha que se lembrar que em 1901 o município de Guanhães abrangia os atuais municípios de Senhora do Porto, Virginópolis, Dores de Guanhães, Braúnas, Açucena, partes do território da atual Governador Valadares e outros distritos que formam diversas outras cidades atualmente.
!
!

176******PROCESSO 67104591 - CAIXA COARPE: 6901 - LOCALIZACAO: ........................... - DATA: 21/05/1892 - FAMILYSEARCH: PAG.: 05 - IMAGEM: 917​
!
PARTILHA AMIGAVEL DA FAZENDA MONTEIRO
!
Local São Sebastião dos Correntes
!
CONDOMIOS:
!
01 -Ignacio Alves Barros c. c. D. Maria Barroso Lopes
02 -António Thomaz dos Santos Carvalhaes c. c. D. Lívia Justiniana de Gouveia
!

Sobrenome Carvalhais

Cadastrado por Márcio de Ávila Rodrigues.
Fonte: Vide Comentarios.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Jacintha Alves Barroso

Código: 161914

Nascimento Sabinópolis, MG, 1857

Falecimento Guanhães, MG, 11 mar 1884

 casou-se com Joaquim Tomás de Carvalhaes

Irmãos:
José Clemente Alves Barroso (aprox. 1855 - 1912)
Sabino Alves Barroso Júnior (1859 - 1919)
Ignacio Alves Barroso (1860 - 1932)
Ubaldina Alves Barroso (1863 - ?)
João Evangelista Barroso (1874 - 1910)
Josephina Alves Barroso (? - ?)

Sobrenome Alves
Sobrenome Barroso

Cadastrada por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: Sabino Barroso - Um Estadista das Gerais - Sebastião Pimenta Barroso
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence
Casaram-se em Guanhães, MG, em 28 fev 1883.

Filha do casal:
Jacintha Barroso Carvalhaes (1884 - ?)