Martiniano Francisco de Oliveira

Código: 215386

Falecimento Falecido.

 casou-se com Genoveva Joana Zosimo
casou-se com Maria Freitas da Cunha

Descrição do físico: homem alto, de cor branca, tinha bigodes grandes, forte, pesava aproximadamente uns 80 a 90 quilos. O seu filho Martiniano Freitas de Oliveira, conhecido como Bebé, é quem se parecia fisicamente mais com o pai, sendo diferente apenas na estatura, assim descreveu a filha Marina. A neta de Martiniano, Maria Oliveira Lima, também acrescentou que a descrição física de Manoel Andrio Garcia Lima, filho de Adamor de Oliveira Lima e bisneto de Martiniano, tem a cara do bisavó, grande e meio arredondada.
Martiniano casou-se duas vezes. Com Genoveva Joana Zósimo e depois com Maria Freitas da Cunha.
Seringalista. Sabe-se que os pais eram de Pernambuco, de onde saiu aos 22 anos de idade, com destino ao Amazonas para trabalhar nos seringais.
No seringal contraiu uma doença chamada 'biribiri', ou seja, barriga da água, que o levou às margens do Rio Madeira à procura de tratamento. Na localidade denominada Mondego, local onde se instalou, constituiu família e viveu até os 91 anos de idade. Segundo a sua filha Marina, a morte se deu por idade avançada. Seu óbito possivelmente se deu por problemas na próstata. Ele foi sepultado no próprio lugar onde morava, chamado Mondego.
Sua bisneta, Ane Márcia de Oliveira Lima, registra que recorda do local onde os bisavós foram sepultados, nos anos de 1980, em visita ao local, havia duas sepulturas e uma casa coberta de telhas de barro, onde estavam sepuldados os restos mortais de Martiniano e Genoveva.
Martiniano Francisco De Oliveira casou-se com Genoveva Joana Zósimo e tiveram seis filhos:
Beatriz Oliveira Lima em 1915, Emília Dias de Oliviera, Genoveva Dias de Oliveira, Francisco Dias De Oliveira, José Dias de Oliveira, Adonias Dias de Oliveira e Nilo Dias de Oliveira.
Martiniano Francisco De Oliveira casou-se com Maria Freitas da Cunha e tiveram très filhos: Marina Feitas de Oliveira em 1948, Martiniano Freitas De Oliveira em 1952 e José Freitas de Oliveira.
Maria Freitas da Cunha tinha um filho antes de casar-se com Martiniano, Raimundo Freitas Da Cunha.

Sobrenome Oliveira

Cadastrado por Artulino Lucas Néto.
Fonte: Artulino Lucas - Ramo: Francisco/Lucas/Artulino/Joaquim Telefone: (061) 982 300 747 - Brasília-DF e-mail: artulino.lucas@ymail.com
Parentes próximos Descendentes

Genoveva Joana Zosimo

Código: 215385

Falecimento Falecida.

 casou-se com Martiniano Francisco de Oliveira

Morreu de parto da filha Genoveva Dias de Oliveira. Tudo indica que a origem do sobrenome Zosimo vem da Espanha, conforme Trilha familiar heráldica Zosimo esclarecem que muitas linhagens desta denominação provaram sua nobreza nas Ordens de Santiago, Calatrava, Alcántara, Montesa, (corporações nascidas para lutar contra os Mouros, cooperando na Reconquista e garantindo ordem, protegendo os peregrinos e os indigentes), Carlos III e São João de Jerusalém (é uma ordem religiosa militar fundada no século XI); muitas vezes na Real Chancelaria de Valladolid e Granada, na Royal Company of Marine Guardas e na Real Audiencia de Oviedo. O Zosimo traz por arma: em azure, cinco vieiras de prata, coloque uma lâmina. Bordura gules com oito lâminas, ouro. O estudo do escudo heráldico da família "fala" daqueles que formaram a origem da família Z, porque essa era sua função, a de mostrar aos outros seus elementos diferenciais. Os esmaltes da arma do Z proclamam os seguintes valores: o Azul corresponde ao símbolo da água, da continuidade da vida, é uma cor de nobreza, beleza, castidade e fidelidade, além de outras virtudes caracterizadas pela família, como a abundância econômica, a perseverança, a sorte, a fama e o desejo de vitória.

Cadastrada por Artulino Lucas Néto.
Fonte: Artulino Lucas - Ramo: Francisco/Lucas/Artulino/Joaquim Telefone: (061) 982 300 747 - Brasília-DF e-mail: artulino.lucas@ymail.com
Parentes próximos Descendentes

Filhos do casal:
Beatriz Oliveira (1915 - 1999)Emília Dias de Oliveira
Genoveva Dias de OliveiraFrancisco Dias de Oliveira
Adonias Dias de OliveiraJosé Dias de Oliveira