Catarina de Melo Coutinho
(aprox. 1545 - ?)

Marcos de Azeredo (O Velho)

Código: 157920

Nascimento Guimarães, Portugal

Falecimento Vitória, ES, aprox. 1618

 casou-se com Maria Coutinho de Melo

Irmãos:
Miguel de Azeredo (? - ?)
Helena de Azeredo (? - ?)
Paula de Azeredo (? - ?)

Dados obtidos no "site" "genealogiabrasileira" - títulos perdidos - "Azeredos Coutinhos e Melos", de Lênio Luiz Richa, informando que "nasceu por volta de 1559, em Guimarães, e que faleceu depois de 1618, em Vitória/ES. Em 1598, foi Provedor da Fazenda, dos Defuntos e Ausentes e, em 1611, realizou entrada ao sertão descobrindo as lendárias "pedras verdes", que se acreditava poderiam ser esmeraldas, mas hoje sabe-se que eram apenas turmalinas.
Entretanto, com a descoberta das esmeraldas de Nova Era e Itabira, MG, nos anos 70, do Século 20, outros autores consideram que seriam estas as esmeraldas encontradas por Marcos de Azeredo, e não as turmalinas encontradas depois por Fernão Dias, quando tentou reencontrar as mesmas esmeraldas. (Colaboração do genealogista e geólogo Sandro Márcio de Aguiar Costa).
Veio para o Espírito Santo, juntamente com seu irmão Miguel de Azeredo, filho de Francisco de Lancerote de Azeredo e de Isabel Dias Sodré, fidalgos de Guimarães, descendentes de João Rodrigues de Azeredo, tronco da família desse apelido em Portugal. Casado por volta de 1589, com Maria Coutinho de Melo, filha natural de Vasco Fernandes Coutinho, pai, donatário da Capitania do Espírito Santo, e de Ana Vaz de Amada, neto ou bisneto de Jorge de Melo, o Laio, Alcaide Mor de Serpa, e Branca Coutinho, mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde foram os primeiros desses sobrenomes."
Segundo A. de Taunay, História Geral das Bandeiras Paulistas, 5:252 - Livro Segundo do Governo do Brasil, in Anais do Museu Paulista 3/2a: 85 - Carvalho Franco, Dicionário de Bandeirantes, 43, "Marcos de Azeredo, Célebre bandeirante capixaba, um dos que primeiro sonharam com as esmeraldas, foi nomeado Provedor da Fazenda Real do Espírito Santo, por provisão de 26 de outubro de 1607. Faleceu a 19 de maio de 1618, quando devassava a arribada de algumas naus estrangeiras no Espírito Santo."

Sobrenome Azeredo

Cadastrado por Ivana Maria de Aguiar Ribeiro.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Maria Coutinho de Melo

Código: 157921

Nascimento aprox. 1565

Falecimento Rio de Janeiro, RJ

 casou-se com Marcos de Azeredo

Meios-irmãos:
Frederico de Melo Coutinho (? - 1633)
Manuel de Melo Coutinho
Pedro de Melo Coutinho (? - 1654)

Dados obtidos no "site" "genealogiabrasileira" - títulos perdidos - "Azeredos Coutinhos e Melos", de Lênio Luiz Richa.
Conforme Catálogo Biográfico e Heráldico do Rio de Janeiro, Relação das Cartas de Brasões passadas aos indivíduos naturais do Rio de Janeiro, de Carlos Eduardo de Almeida Barata: "do Espírito Santo".

Sobrenome Coutinho
Sobrenome Melo

Cadastrada por Ivana Maria de Aguiar Ribeiro.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhos do casal:
Jerônimo Álvares de Azeredo (1589 - ?)João de Azeredo Coutinho (1590 - 1639)
Belchior de Azeredo Coutinho (1592 - ?)Francisco (1594 - ?)
Domingos de Azeredo Coutinho e Melo (1596 - 1664)Antônio de Azeredo Coutinho (1598)
Isabel de Azeredo Coutinho (1610 - 1679)Miguel de Azeredo Coutinho
Helena de Azeredo CoutinhoMaria Coutinho (? - ?)
Bárbara Coutinho (? - ?)Joana Coutinho (? - ?)