Luis Barbalho Bezerra
(1584 - 1644)
Cordula Gomes
(? - ?)

Capitão Jeronimo Barbalho Bezerra

Código: 137499

Nascimento Rio de Janeiro, RJ, 1622

Falecimento Angra dos Reis, RJ, 6 abr 1661

 casou-se com Isabel Pedrosa

Irmãos:
Agostinho Barbalho Bezerra (1609 - 1667)
Antonio Barbalho Bezerra (1610 - ?)
Guilherme Barbalho Bezerra (1610 - ?)
Cecilia Barbalho (1613 - 1702)
Francisco Monteiro Barbalho Bezerra (1644 - 1710)
Fernão Barbalho (? - ?)
Antonia Barbalho Bezerra (? - ?)
Cosma Barbalho (? - ?)

As informações a respeito da Familia Barbalho no site indicado encontram-se na tese ENTRE A SOMBRA E O SOL, A REVOLTQA DA CACHACA, A FREGUESIA DE SAO GONCALO DE AMARANTE E A CRISE POLITICA FLUMINENSE (RIO DE JANEIRO, 1640-1667); no capitulo: Os Honoratiores Goncalenses: A Familia Barbalho, de autoria do professor: Antonio Filipe Caetano, páginas de 187 a 194.

Jeronimo Barbalho Bezerra, foi um dos filhos menos celebrados do governador Luis Barbalho. Nao se sabe exatamente porque a vida dele foi envolta numa nevoa de misterios.

Sabe-se que a partir de que parte da família foi residir no Rio de Janeiro, estabeleceu-se na cidade de mesmo nome, onde iniciou a familia. Logo adquiriu propriedade no que se conhecia como Ponta do Bravo, localizada na atual Cidade de Sao Goncalo. Eh dito que ali realizou as reunioes de planejamento do movimento conhecido como A Revolta da Cachaca.

A revolta foi uma resposta inicial dos senhores de engenho da regiao de Sao Goncalo e Niteroi contra os demandos do entao governador: Salvador Correa de Sa e Benevides. Este quiz impor impostos pesados sobre os senhores de engenho para cobrir os furos de caixa que o mal governo dele haviam causado.

Com o efeito do mal governo, os salarios dos militares estavam 9 meses atrasados, o que facilitou a adesao deste e do povo ao movimento. Apos um momento inicial vitorioso, e enquanto aguardavam uma decisao da coroa portuguesa para solucionar a questao, Salvador Correa conseguiu coaptar um exercito na Capitania de Sao Vicente e com a ajuda de forcas vindas da Bahia, surpreendeu os revoltodos que não esperavam tal atitude. Dominados os revoltosos, Salvador instituiu um tribunal sumario que condenou Jeronimo Barbalho Bezerra `a decaptacao.

Apos a execucao e passando a revolta em julgado em Portugal, os revoltosos foram absolvidos e Salvador Correa de Sa condenado `a prisao perpetua, pelo assassinato e malversacao do herario publico. Essa pena foi comultada posteriormente por razoes humanitarias de o ex-governador ter ficado muito idoso e com o falecimento de seu filho os netos terem ficado sem a assistencia de um homem adulto.

A família de Jeronimo Barbalho Bezerra, sobretudo os descendentes de suas filhas, continuaram mantendo relacoes com a Cidade de Sao Goncalo. Inclusive a filha dona Paschoa Barbalho, por volta dos anos de 1700, ainda possuia o Engenho de Sao Bento, que fora de seu falecido esposa, Pedro da Costa Ramiro.

Sobrenome Barbalho
Sobrenome Bezerra
Sobrenome Barbalho Bezerra

Cadastrado por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Isabel Pedrosa

Código: 137500

Nascimento Rio de Janeiro, RJ, 1 jun 1631

Falecimento Rio de Janeiro, RJ, 10 dez 1709

 casou-se com Jeronimo Barbalho Bezerra

Sobrenome Pedrosa

Cadastrada por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: Entre a Sombra e o Sol - A Revolta da Cachaça, a Freguesia de São Gonçalo de Amarante e a Crise Política Fluminense (Rio de Janeiro, 1640 - 1667)
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhos do casal:
Jeronimo Barbalho (1645 - ?)Felipe Barbalho Bezerra (1647 - ?)
Paschoa Barbalho (1650 - ?)Luis Barbalho Bezerra (1651 - 1658)
Micaela Barbalho Bezerra Pedroso (1653 - ?)Luis Barbalho Bezerra (1660 - ?)