João Pereira do Amaral (2o.)

Código: 98185

Nascimento Sabinópolis, MG, 1789

Falecimento Sabinópolis, MG, 13 fev 1867

 casou-se com Quitéria Rosa de Jesus d'Oliveira

Irmãos:
Francisco Pereira do Amaral (1781 - ?)
João Pereira do Amaral (1783 - ?)
Miguel Pereira do Amaral Filho (1787 - ?)
Malaquias Pereira do Amaral (1791 - 1870)

Família Pereira do Amaral,em Minas Gerais,Miquel Pereira do Amaral, filho de ....Maria Benevides do Amaral,e de,,Sr Manuel Pereira, Ilha São Miguel,Açores, Portugal.
.Miquel,casou; Francisca Angelica Encarnação Barbosa (Friaes).Moraram em Congonhas do campo,viveram em Sabinópolis Serro ,São Sebastião das Correntes.Seus descendentes foram para Virginopolis MG, Virginópolis, Divinolândia de Minas ,Guanhães,Peçanha MG, Açucena MG....Fonte : Livro ,Mata do Peçanha MG

096******PROCESSO: 67106364 - CAIXA COARPE: 6998 - LOCALIZACAO: 4.3.13/7.4.29 - DATA: 08/04/1875 - FAMILYSEARCH: PAG. 03 - IMAGEM: 1369​
!
PARTILHA AMIGAVEL DE BENS
!
Falecido: João Pereira do Amaral (viúvo de D. Quitéria Rosa de Jesus)
Local: Fazenda Cachoeira - Distrito do Arraial de São Sebastião dos Correntes
Data do Falecimento: 13 de fevereiro de 1867 - 13/02/1867
Louvados: Capitão Francisco Nunes Coelho e Severiano Vaz Mourão
!
TíTULO DE HERDEIROS:
!
01 -Joaquim Pereira do Amaral de 43 anos c. c. D. Maria Rosa do Espírito Santo
02 -João Pereira do Amaral de 33 anos (c. c. D. Maria Leopoldina de Oliveira)

Sobrenome Amaral
Sobrenome Pereira

Cadastrado por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: Vide Comentarios.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Quitéria Rosa de Jesus d'Oliveira

Código: 107117

Nascimento 1791

Falecimento Sabinópolis, MG, 1851

 casou-se com João Pereira do Amaral

089******PROCESSO: 67106117 - CAIXA COARPE: 6982 - LOCALIZACAO: 4.3.13.7.4.24 - DATA: 12/02/1853 - FAMILYSEARCH: PAG.: 01 - IMAGEM: 226​
!
Falecida: D. Quiteria Rosa de Jesus
Testamenteiro: João Pereira do Amaral - viuvo
Local: Distrito do Arraial de São Sebastião dos Correntes, Cidade do Serro
Data do Falecimento: 1851
!
Testamento com que faleceu Dona Quitéria Rosa de Jesus
!
"Em nome de Deus - Amem.
Aos vinte e sete dias do mês de agosto de mil oitocentos quarenta e nove, vigésimo oitavo da Independência do Império do Brasil, esta Fazenda da Cachoeira, Distrito de Sao Sebastiao dos Correntes, Termo e Comarca da Cidade do Serro, onde moro eu: Quitéria Rosa de Jesus, natural da Cidade do Serro, filha legitima de Jose Rodrigues D'oliveira e Anna Maria de Jesus, ja falecidos, sou casada com - João Pereira do Amaral, de quem tive dois filhos: Joaquim, casado com Maria Rosa do Espirito Santo; e João que existe em minha companhia, e que sao meus herdeiros legítimos.
!
Estando gravemente enferma e temendo-me da morte por ser certa e sua hora incerta, faço meu Testamento na forma seguinte:
!
Sou irmã da Arquiconfraria de Sao Francisco na Igreja de Nossa Senhora da Purificação da Cidade do Serro, onde quero ser sepultada envolta no habito da dita irmandade, e quero que se pague o que estiver devendo depois de se apresentar certidão das Missas que se deve dizer pelos irmãos.
!
Quero mais: que meu testamenteiro mande dizer vinte missas por minha alma, mais quatro ao Senhor da Boa Vida, duas a Nossa Senhora do Carmo, duas a Nossa Senhora Mãe dos Homens e duas a Nossa Senhora das Dores por minha intenção aplicadas por minha alma.
!
Deixo a minha terça a meu marido João Pereira do Amaral em razão da boa união e harmonia com que temos vivido; tirado dela primeiro trezentos mil reis que deixo a minha afilhada Modesta, filha do falecido Urbano Taveira de Queiroga e Leonor Angelica a fim de comprar uma crioulinha para a servir, também de a detiver(?).
!
Vinte mil reis para minha irmã Francisca, viuva de Manoel Jose da Rocha e dez mil para a minha afilhada Bernardina, e para Eufrasina, mulher de Tristão dos Reis Maria, quarenta mil reis. Peço ao testamenteiro que concorde em fazer algum beneficio `a escrava Luduvina.
!
Declaro que a esmola que deixo a Modesta é condicional, que ela a não possa vender e se separar o marido não poderá vender e Ben ser tirada por divida, e que nesse caso voltara ao dito seu casal.
!
Deixo ao meu testamenteiro duzentos mil reis pelo seu trabalho, e quatro anos para conta.
!
E por esta forma hei por findo e acabado este meu testamento ultima e derradeira vontade e peço ao dito meu marido, e meu compadre Malaquias Pereira, e em terceiro lugar a Modesto Antonio D'Araujo queiram ser meus testamenteiros cada um por sua ordem por serviço de Deus e favor a mim. E porque me acho impedida da mão, e não posso assinar a meu rogo assina Antonio Borges Monteiro em presença de mais testemunhas.
!
A rogo de Dona Quiteria Rosa de Jesus,
Antonio Borges Monteiro
Alferes: Simeão Vaz Mourão."

Sobrenome Jesus

Fonte: Vide Comentarios.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhos do casal:
Joaquim Pereira do Amaral (1826 - ?)João Pereira do Amaral Júnior (1835 - ?)