José (Manoel) Carvalho de Souza

Código: 105511

Nascimento Gouvêa, MG, aprox. 1785

Falecimento São José do Jacuri, MG

 casou-se com Rosa Maria de Jesus

298******PROCESSO: 67106029 - CAIXA COARPE: 6972 - LOCALIZACAO: ......................... - DATA: 20/08/1853 - FAMILYSEARCH: PAG.: 03 - IMAGEM: 27​
!
O professor Dermeval José Pimenta, `a página 209 do seu livro: A MATA DO PECANHA, pode ter se deixado enganar pelas tradições dos parentes dele em São José do Jacury, a respeito dos seus antepassados comuns, especificamente do ramo Carvalho de Souza que deram nascimento `a mãe dele.
!
Ali ele da a chefia da família ao senhor Manoel de Carvalho, que seria casado com D. Rosa Maria ou Maria Rosa e teriam pelos menos dois genros: Vicente Alves Ferreira e João Paulo.
!
Que os estudiosos da família verifiquem os dados presentes nessa e noutra fonte para perceberem que ha algo estranho também no inventario, pois, o falecido se chamaria José, mas seria pai de Manoel Carvalho de Souza Júnior, a menos que o avo e pai se chamassem Manoel, não se justificaria o Júnior.
!
Fora isso, existem várias outras diferenças entre os dados do livro e os que estão no inventário, com a particularidade deste de representar sua época.
!
Falecido: José Carvalho de Souza
Inventariante: D. Rosa Maria de Jesus
Local: Fazenda do Suaçuí, Distrito do Arraial de Santo António do Bom Sucesso do Peçanha - atual Cidade de Peçanha - MG.
Data do Falecimento: 03 de março de 1851 - 03/03/1851
!
TíTULO DE HERDEIROS:
!
01 -D. Emília c. c. Manoel Fernandes Leão
02 -D. Francisca c. c. Vicente Alves Ferreira
03 -D. Bernardina c. c. João Paulo de Oliveira
04 -Manoel Carvalho de Souza Júnior
05 -D. Felicidade c. c. Cassemiro Fernandes Leão

"RAMO CARVALHO E SANTOS- Sao José do Jacuri - O Fazendeiro MANOEL DE CARVALHO é o chefe do ramo da família, mais conhecida como FAMÍLIA DUQUE, oriunda de Sao José do Jacuri.

De acordo com as informações que obtivemos nessa localidade, atraves dos seus descendentes CARVALHO e ALVES FERREIRA, era ele casado com MARIA ROSA ou ROSA MARIA. No comeco do seculo XIX, quando a noticia da descoberta dos ferteis terrenos da Mata do Pecanha empolgou os habitantes das regioes de mineracao do Serro e Diamantina, o casal MANOEL CARVALHO e ROSA MARIA, já senhores de recursos, transferiu-se de Gouvea para as matas banhadas pelos Ribeiroes Jacuri, Anta e Matinada. Como pioneiros, apossaram-se de grandes areas de terras situadas na margem esquerda do Rio Suacui Grande, estabelecendo fazendas em Ribeirao d'Anta, nas vizinhancas da atual Cidade de Sao José do Jacuri.

Examinando os assentamentos de casamentos e batizados arquivados na Igreja de Sao José do Jacuri, verificamos que, em 28 de maio de 1856, um filho de MANOEL DE CARVALHO e de ROSA MARIA, de nome SERAFIM DE CARVALHO, casou-se com INES DE SOUZA, e que, um dia antes, isto eh, em 27 de maio de 1856, SERAFIM CARVALHO DE SOUZA foi padrinho de batizado de uma crianca.

Por estes assentamentos, coincidentes com os da tradicao, ficamos convencidos de que este casal MANOEL DE CARVALHO e ROSA MARIA é o mesmo que, pelos anos de 1830, vindo de Bouvea, se estabeleceu com fazenda, no Ribeirao d'Anta, e deu origem as Familias CARVALHO DE SOUZA e ALVES FERREIRA.

Na ocasiao em que estivemos em Sao José do Jacuri procedendo a pesquisa sobre os descendentes da Familia CARVALHO, o Senhor VICENTE GOMES, um dos seus descendentes, informou-nos ser de tradicao desta Familia, que, quando MANOEL DE CARVALHO e sua mulher MARIA ROSA ou ROSA MARIA, se estabeleceram com fazenda, nas terras da margem esquerda do Rio Suacui Grande, foram procurados por dois rapazes: VICENTE ALVES FERREIRA e JOAO PAULO. Estes mocos, tendo abandonado o Arraial de Gouvea, em decorrencia de motivos familiares, dirigiram-se para aquela fazenda `a cata de trabalho. Possivelmente já seriam conhecidos ou mesmo parentes daqueles fazendeiros, com cujas filhas se casaram. Com relacao a VICENTE ALVES FERREIRA, focalizaremos os seus descendentes. Quanto a JOAO PAULO ALVES, não conseguimos obter dados sobre a sua familia. Nos assentamentos dos livros da Igreja de Jacuri, encontramos nomes de varias pessoas com os sobrenomes de ALVES e CARVALHO os quais, no entanto, não eram descendentes diretos de VICENTE ALVES FERREIRA, e, por isso, julgamos que seriam elas provavelmente descendentes de JOAO PAULO."

Falecendo o chefe da Familia, MANOEL DE CARVALHO, a sua viuva ROSA MARIA continuou gerindo as suas propriedades, deixando tracos de uma senhora capaz, energica e realizadora.

A MATA DO PECANHA, pagina 209, I edicao, 1966.

Sobrenome Carvalho
Sobrenome Souza

Cadastrado por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: A Mata do Peçanha, sua história e sua gente - Demerval José Pimenta - Vide Comentarios
Parentes próximos Descendentes

Rosa Maria de Jesus

Código: 105512

Nascimento Gouvêa, MG, aprox. 1784

Falecimento São José do Jacuri, MG, 8 out 1861

 casou-se com José (Manoel) Carvalho de Souza

299******PROCESSO: 67106267 - CAIXA COARPE: 6992 - LOCALIZACAO: ....................... - DATA: 16/11/1861 - FAMILYSEARCH: PAG.: 05 - IMAGEM: 779​
!
Falecida: D. Rosa Maria de Jesus
Inventariante: João Paulo de Oliveira
Era Viúva de: José Carvalho de Souza
Local: Fazenda do Ribeirão da Anta, Distrito do Arraial de São José do Jacury, Termo da Cidade do Serro.
Data do Falecimento: "oito do mês de outubro deste ano" - 08/10/1861
!
TíTULO DE HERDEIROS:
!
01 -D. Francisca, que foi casada com Vicente Alves e está demente
02 -D. Bernardina c. c. João Paulo de Oliveira
03 -D. Emília (fal.) c. c. Manoel Fernandes Leão e deixou filhos
04 -D. Felicidade (fal.) c. c. Clemente Ribeiro (ausente), e deixou filhos
05 -Manoel Carvalho de Souza, de 49 anos
!
NETOS FILHOS DE DONA FELICIDADE
!
01 -António Fernandes de Leão de 10 anos
02 -D. Bernardina de 7 anos
!
NETOS FILHOS DE DONA EMILIA:
!
01 -D. Silvéria Maria de Jesus, de 22 anos
02 -Victorio Fernandes Leão, de 18 anos

* CENSO DE 1832 REALIZADO NO MUNICIPIO DE PECANHA:

0 372 1. Jose Carvalho de Souza, 46, branco, casado, S/Inf., lavrador
2. D. Roza Maria, 47, branco casado, S/Inf.
3. Antonio, 21, branco, solteiro, S/Inf.
4. Luis, 20, branco, solteiro, S/Inf.
5. Manoel, 13, branco, solteiro, S/Inf.
6. D. Emilia, 23, branco, solteiro, S/Inf.
7. D. Francisca, 16, branco, solteiro, S/Inf.
8. D. Bernardina, 14, branco, solteiro, S/Inf.

Sobrenome Jesus

Cadastrada por Valquirio de Magalhães Barbalho.
Fonte: Censo de Minas Gerais de 1830 - Vide Comentarios
Parentes próximos Descendentes

Filhos do casal:
Serafim Carvalho de Souza (aprox. 1805 - ?)Felicidade (aprox. 1807 - ?)
Emilia (aprox. 1808 - ?)Antonio Souza (aprox. 1810 - ?)
Luiz de Souza (aprox. 1811)Francisca Maria de Souza (1815 - ?)
Bernardina Flora de Souza (1817 - ?)Manoel Carvalho de Souza (aprox. 1818 - 1884)