História de Raposos


Introdução | História | Fotos | Sobrenomes | Famílias | Fontes | Colaboradores | Nascimentos | Falecimentos | Casamentos

A historia da fundação do povoado dos Rapôsos teve seu início em princípios de 1690, quando a capitania de Minas Gerais ainda não existia. Arthur de Sá Meneses, governador geral das Capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, designou Pedro de Morais Rapôso para descobrir ouro e pedras preciosas nos sertões de Minas, região dos índios Cataguás.

Ele trouxe consigo muitos membros de sua família, vários amigos e todos aqueles que queriam "ficar rico" e não tinham medo do desconhecido ou dos índios. Entraram pela região de Sabarabuçu e, seguindo o caminho de Paes Leme, acompanhando o leito do Rio Guaicuy (atual Rio das Velhas), encontraram o local ideal para garimpar e faiscar ouro na confluência de um volumoso ribeirão (atual Ribeirão da Prata).

A terra era fértil e o ouro era encontrado em aluvião. Fundou-se o Arraial dos Rapôsos e eles começaram a semear os gêneros de subsistência. Aos poucos foi-se colhendo milho, feijão, mandioca e cana de açúcar para produção de melado, rapadura, farinha de mandioca e cachaça.

O Rio Guaicuy, que orientou a penetração dos bandeirantes, era navegável, e se tornou fundamental para o escoamento dos produtos. O Arraial dos Rapôsos passou a abastecer Sabarabuçu, Arraial Velho, Gaya (atual Honório Bicalho) e Santo Antônio do Rio Acima.

Como era costume dos bandeirantes, edificaram um templo, ergueu-se uma pequena ermida de pau-a-pique, que foi consagrada como capela de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro de 1690. Essa pequena capela foi se transformando e recebendo o estilo da época, o barroco, e em 1724 é criada a vigária colatícia por alvará de Dom João V e as primeiras paróquias de Minas, tornando-se assim a primeira Matriz de Minas Gerais, adornada com peças de ouro vindas de Portugal, móveis de cedro, obras de arte e altares no estilo barroco.

Em 1832, começaram a chegar os primeiros ingleses para operar nas Minas de St. Jonh D'El Rey Mining Co. (hoje Anglo Gold), sendo a primeira indústria aurífera do mundo.

Em 1907, instalou-se uma fabrica de fósforos, o Luz Mineira, aproveitando a madeira que cobria grande parte dos vales, fornecendo emprego a quase toda a população local.

Em 27 de dezembro de 1948, o Arraial dos Rapôsos é elevado à categoria de município, denominado Raposos, desmembrando-se de Nova Lima.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística - disponível em https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 22/06/2022.