História de Tiradentes


Introdução | História | Fotos | Sobrenomes | Famílias | Fontes | Colaboradores | Nascimentos | Falecimentos | Casamentos

Os primeiros povoadores das terras do atual município de Tiradentes foram paulistas, atraídos pelos cascalhos e manchas de ouro nos montes e bacia do rio das Mortes.

Segundo o professor Fábio Nelson Guimarães, a região foi desbravada por Tomé Portes Del-Rei, guarda-mor distrital estabelecido nas imediações da atual São João Del Rei, como preposto do guarda-mor geral Garcia Rodrigues Pais. No lugar denominado Porto Real da Passagem, vivia Portes com sua família, cuidando de suas canoas, da agricultura e venda de víveres e munição, além de cobrar impostos dos aventureiros.

Em suas andanças, à cata de ouro, João de Siqueira Afonso chegou naquelas paragens, alertando Portes sobre a existência de ouro no sopé da serra de São José. Fundou-se no ano de 1702 o primeiro agrupamento de garimpeiros no local denominado Arraial de Santo Antônio, com a fixação de Siqueira Afonso e seus auxiliares.

Nesse mesmo ano, morreu Portes, quando eram explorados os veios da ponta do morro, muito abaixo do riacho de Santo Antônio, sob a orientação de Antônio Bueno, nas imediações de Prados. Somente após o seu falecimento, descobriram-se, sob a direção do guarda-mor Antônio Garcia da Cunha, os veios auríferos das serras sanjoanenses, no ano de 1705.

Palco das lutas entre paulistas e emboabas, a região evoca ainda a chacina do Capão da Traição, em fevereiro de 1709. Os paulistas planejaram a desforra sob o comando de Amador Bueno da Veiga e os combates se prolongaram de 14 a 18 de novembro daquele ano, quando os paulistas abandonaram o local, ante a notícia da vinda de reforços aos adversários. Os sobreviventes dessas lutas instalaram-se na Várzea do Marçal, até a final pacificação da região.

A 19 de janeiro de 1718 criou-se a segunda vila do Rio das Mortes. com o nome de São José, em homenagem ao Príncipe D. José, então com 4 anos de idade, filho de D. João V. Sítio histórico por excelência, foi sobretudo berço do Mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Com a exploração do ouro em grande escala, sua população cresceu, provocando um aumento rápido de moradias, construção de igrejas, bom número de comerciantes, surgindo então a cidade, a 7 de outubro de 1860.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística - disponível em https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 14/01/2021.