História de Guanhães


Introdução | História | Fotos | Sobrenomes | Famílias | Fontes | Colaboradores | Nascimentos | Falecimentos | Casamentos

Os primitivos habitantes da região onde hoje se localiza o município de Guanhães foram os índios guanahães, de origem tapuia, e do grupo selvagem dos caingangue de Minas Gerais. O nome da etnia indígena que lá habitava deu origem ao nome do rio Guanhães e, depois, ao município.

No século XVII, vários conquistadores à procura de ouro e pedras preciosas atingiram o rio das Velhas, onde se estabeleceram com fazendas de gado e culturas em geral. Em meados de 1714 foi criada a Comarca de Vila do Príncipe.

O tempo foi passando, as jazidas foram se esgotando e os mineradores se dispersaram para outras regiões. Do Serro, descendo os rios Guanhães e Santo Antônio, outros bandeirantes localizaram veios em Conceição e no Córrego das Almas, formando novos núcleos de povoação. Foi o serrano João Azevedo Leme que encontrou ouro nos "Descobertos auríferos do Graypu". A notícia despertou interesse e foi assim que ele fundou, nas imediações do local onde encontrara ouro, o povoado de São Miguel e Almas.

O rio Guanhães, o maior que passava nas vizinhanças do novo arraial, lhe deu o nome: São Miguel de Guanhães. O povoado virou distrito, vila e cidade, a qual foi progredindo lentamente com a riqueza aurífera da terra.

Em 1824, o fazendeiro Capitão Venâncio Gomes Chaves, junto com outros fazendeiros, formou a empresa para a exploração das lavras do Condonga, auxiliados nos trabalhos de mineração por Francisco José de Queiroz. Em 1837, o povoado teve grande desenvolvimento com a exploração das lavras pela Companhia Inglesa "The Candonga Gold Co. Limited". Depois do Condonga, a mais importante mineração do município foi a da Fazenda das Almas, na propriedade do Capitão Francisco Nunes Coelho.

Mais tarde, outra lavra foi descoberta em São Miguel e Almas, à qual deram o nome de "Mexirico", devido às intrigas entre seus exploradores.

A primeira capela de São Miguel e Almas foi erguida em 1811. O município de São Miguel de Guanhães foi criado em 1875, passando a se denominar Guanhães seis anos depois.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística - disponível em https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 02/09/2018.