História de Resende Costa


Introdução | História | Fotos | Sobrenomes | Famílias | Fontes | Colaboradores | Nascimentos | Falecimentos | Casamentos

As primeiras famílias que se fixaram na região descendem de uma das três ilhôas, como são chamadas as três irmãs provenientes do arquipélago dos Açores que migraram para o Brasil por volta de 1723: Antônia da Graça, Júlia Maria da Caridade e Helena Maria de Jesus.

As famílias então transferidas foram as Rezende Costa, Alves Preto, Pedrosa de Morais e Pinto Lara. Achavam-se elas ligadas entre si por laços de parentesco.

A família de Rezende Costa descende do ilustre José de Rezende Costa, neto da ilhõa Helena Maria de Jesus, figura que se destacou na Conjuração Mineira e tomou parte ativa entre aqueles que sonhavam com o movimento de liberação da pátria. Degredado para a África com todos os conjurados, retornou mais tarde ao país, onde foi deputado à 1ª Assembleia Constituinte Brasileira. Esse ilustre homem público é hoje relíquia histórica de Resende Costa e a casa de sua propriedade e em que morou está tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A implantação e o soerguimento do primitivo arraial da Lage, segundo fontes merecedoras de crédito, está ligado a três elementos básicos que concorreram inegavelmente para o desenvolvimento do povoado, então em formação. São os seguintes:

1. O cruzamento de duas estradas - uma que ligava Goiás ao Rio e outra que vinha do sul da Província em direção ao norte.

2. Três grandes fazendas, localizadas na região, a dos Campos Gerais, a do Pinto e a da Lage. Foram também elementos de importância vital para o desenvolvimento do primitivo aglomerado.

3. A fé e a índole religiosa dos primeiros habitantes exerceram também destacável influência na formação da antiga povoação. Em 12/12/1749, foi inaugurada a primeira capela do arraial da Lage. Ao redor dessa capela, foram construídas oito casas pertencentes a fazendeiros que se deslocavam para o arraial, nas ocasiões de festas religiosas. Assim, novas outras casas foram construídas e o arraial foi se formando naturalmente pelos fazendeiros, trabalhadores rurais e com o surgimento de pequenas atividades de habitantes já fixados na sede do arraial.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística - disponível em https://cidades.ibge.gov.br. Acesso em 08/07/2021.