História de Bambuí


Introdução | História | Fotos | Sobrenomes | Famílias | Fontes | Colaboradores | Nascimentos | Falecimentos | Casamentos

A história de Bambuí começou no início do século XVIII, por volta de 1720, com a chegada do primeiro homem branco, vindo da Vila de Pitangui. Nessa época, Minas Gerais nem era, ainda, uma capitania, e vivia às turras com os paulistas. O primeiro homem branco a se estabelecer na região de Bambuí foi o Capitão Mor de Pitangui, João Veloso de Carvalho, em 1720. Segundo alguns escritos que narram os primórdios da povoação, Antônio Rodrigues Velho teria vindo na mesma época e se estabelecido na região.

O início de um povoamento, propriamente dito, teria ocorrido com a abertura da Picada de Goiás, que teve seu início em 1736, ligando a capital da Colônia, Rio de Janeiro, passando por São João Del Rei, à província de Goiás, onde havia grandes lavras de ouro. A região de Bambuí ou Bamboi era cortada por esse caminho tão importante quanto a hoje badalada Estrada Real.

O povoamento só se intensificou duas décadas depois com as “entradas” do Mestre de Campo Inácio Corrêa Pamplona, português natural da Ilha Terceira. Esse importante personagem do Centro-Oeste mineiro teve seu nome ligado à Inconfidência Mineira como um dos denunciantes de Tiradentes e dos inconfidentes. Durante o período de governo de Luiz Diogo (1763-1768), Pamplona realizou sua primeira “entrada” em 1765 ou 1766, quando se estabeleceu na região do “Desempenhado” (hoje um povoado pertencente à cidade de Medeiros).

Em 1767, foram distribuídas sesmarias para os companheiros entrantes de Pamplona, e este conseguiu para si e seus filhos pelo menos seis sesmarias. Na expedição de 1769, ocorre o primeiro marco de criação do arraial com a construção de uma capela com o orago de Santana. Para essa construção, Pamplona concorreu com a doação de 200 oitavas de ouro, cedeu 16 escravos, bois e carros. Segundo o historiador Waldemar Almeida Barbosa, o patrimônio da capela fora doado pelo próprio Pamplona e constava de meia légua de terreno "nas circunferências do arraial”. Por essas iniciativas, Pamplona é considerado como fundador do arraial de Bambuí.

Graças à atuação de várias lideranças, escudadas pelo deputado majoritário na região, cônego Ulisses Furtado de Souza, o primeiro passo para se conseguir a emancipação política fora alcançado em 22 de setembro de 1881, quando a Lei Provincial n. 2785 elevou o arraial à categoria de Vila, com a denominação de Santana do Bambuí. Em 10 de julho de 1886 a vila foi elevada à categoria de cidade.

Bambuí experimentou seu grande surto de progresso com a chegada da Estrada de Ferro Goiaz, inaugurada em 30 de junho de 1910. A centenária ferrovia revolucionou a economia da cidade, acostumada, até então, com o transporte em lombo de burros ou por carros de boi.

Fonte: Prefeitura Municipal, autoria de Lindiomar Silva. Disponível em https://www.bambui.mg.gov.br. Acesso em 01/02/2022.