Blog


Artigos anteriores    

09/12/2007 - Uma homenagem à família Horta

José Eduardo Guimarães Medeiros

Este terceiro artigo do blog GeneaMinas é dedicado a todas as pessoas que têm acessado o site e, mais que isso, o têm indicado para seus amigos e familiares. É graças a eles que o site está crescendo, e recebendo cada vez mais visitas.

O site GeneaMinas está no ar há menos de dois meses, e durante esse tempo recebeu mais de duas mil visitas, feitas por quase quatrocentas pessoas diferentes. Considero esta marca muito boa, levando-se em consideração que não fizemos nenhum investimento em publicidade. Espero que daqui a algum tempo o número seja muito maior, talvez até quatrocentos novos visitantes a cada dia, quem sabe. Chegar a essa marca leva tempo, mas é possível, e estamos trabalhando para isso.

Gostaria de dedicar uma homenagem especial aos descendentes da família Horta, que têm acessado intensivamente o site, indicando a outros integrantes da família e nos mandando novas informações genealógicas. Esta importante família mineira, que teve sua memória preservada graças ao trabalho obstinado de Rubens Horta Porto, guarda em sua história uma enorme quantidade de fatos e ligações interessantes, que vou apresentar agora, para vocês.

Rubens d'Almada Horta Porto nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1910. Iniciou sua pesquisa genealógica no ano de 1969, juntamente com sua mãe, Mariana d'Almada Rodrigues Horta, e ao longo de mais de duas décadas dedicou-se a levantar informações sobre todos os descendentes do coronel José Caetano Rodrigues Horta, seu tetravô. Não tive a honra de conhecer Rubens pessoalmente, mas muitos de seus primos guardam a lembrança de sua visita, feita com o objetivo de coletar informações familiares. Rubens conseguiu finalmente publicar a versão definitiva de seu estudo no início da década de 90, e faleceu algum tempo depois.

A família Horta de Minas Gerais descende do ramo Rodrigues Horta, que veio de São Paulo e se fixou na região central de Minas, nas proximidades da cidade de Conselheiro Lafaiete, antes chamada Queluz de Minas (a cidade de Queluz - não a de Minas, mas a de Portugal - é a terra natal de Dom Pedro I). O nome Conselheiro Lafaiete, inclusive, tem ligação, embora não diretamente, com a família Horta. A cidade recebeu este nome em homenagem a Lafayette Rodrigues Pereira, ex-ministro e ex-senador do Império, nascido na cidade que leva seu nome, no ano de 1834. Ele é irmão de Washington Rodrigues Pereira, que se casou com Izabel Luiza Horta Barbosa, e deste casal nasceram sete filhos e um importante ramo da família, que não utiliza o sobrenome Horta, e sim o sobrenome do esposo, Rodrigues Pereira. Ao analisar este ramo da família, tive duas surpresas. A primeira foi saber que dela descende a famosa família Guinle, ex-controladora do Copacabana Palace, hotel que é cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. Nesta descendência, está incluída também a atriz Guilhermina Guinle, que atuou como a Alice na novela "Paraíso Tropical", da Rede Globo, e foi casada com José Wilker e Fábio Júnior. A outra surpresa foi encontrar nesta mesma descendência dois colegas de trabalho bastante próximos, Roberto Rodrigues de Proença e Flávia Maria Proença Guerra.

Encontrei outros vínculos interessantes na família. Hilário Augusto Alves Horta, por exemplo, casou-se com Alice Chelles, que vem a ser minha tia-bisavó, irmã da minha bisavó Gabriela Chelles. Outro nome conhecido, que também tem ligação com a família, é Henrique Hargreaves, Ministro da Casa Civil dos ex-Presidentes da República José Sarney e Itamar Franco, que é casado com Heloisa Helena Horta.

Voltando a Dom Pedro I, ele também tem ligações com a família. Pedro Caldeira Brant, neto de Anna Francisca Joaquina de Oliveira Horta, foi casado com Maria Isabel de Alcântara Brasileira, filha legitimada de Dom Pedro I com sua amante Domitila de Castro, a marquesa de Santos. Além disso, existem fortes evidências, segundo o próprio Rubens Horta Porto, de que Florisbela Umbelina Rodrigues Horta, neta do patriarca José Caetano Rodrigues Horta, teve uma filha com o próprio Imperador.

Atualmente, o sobrenome Horta já é o mais abundante na nossa base de dados, e a quantidade de pessoas catalogadas a partir dos trabalhos de Rubens Horta Porto já o transformou na maior fonte de informações de nosso site. E, por incrível que pareça, o site contém apenas metade de seu trabalho.

Por outro lado, embora a família Horta tenha tido a maior parte de nossa dedicação nessas últimas semanas, estamos também empenhados no cadastramento de outras famílias. Podemos citar, como exemplo, a família Lamounier, da qual catalogamos algumas centenas de pessoas, obtidas a partir de nosso contato com a pesquisadora Célia Lamounier de Araújo. E ainda tem uma boa parte da família a ser incluída. E, finalmente, estamos preparando a inclusão de um grande trabalho genealógico sobre a família Andrade, de Itabira, da qual faz parte o famoso poeta Carlos Drummond de Andrade. A genealogia desta família foi organizada pelos pesquisadores Ormi Andrade Silva e José Gomide Borges, autores do livro "Dois séculos dos Andrade".




Adicione um comentário

Nome completo:
E-mail:
Seu e-mail não será divulgado para os visitantes do site.
Comentário