Blog


Artigos anteriores    

01/11/2007 - As primeiras 10.000 pessoas

José Eduardo Guimarães Medeiros

Este segundo artigo do blog GeneaMinas é publicado ao mesmo tempo em que incluímos parte de um grande trabalho do genealogista Rubens D'Almada Horta Porto, que traz toda a descendência de Antonia Rodrigues Horta, mais conhecida como Antonia do Cafezal, matriarca de toda a família Horta Barbosa, proveniente da região de Conselheiro Lafaiete. São nada menos que 1.005 integrantes da família, e mais 748 agregados, tornando-se maior família presente no site. Com esse novo acréscimo, o site supera a marca de 10.000 pessoas catalogadas.

Além da inclusão da família Horta Barbosa, algumas outras melhorias de estética foram feitas, como a criação da caixa "Últimas atualizações" na tela inicial.

No artigo anterior, comentei rapidamente a respeito do início do processo de catalogação das então 8.200 pessoas presentes no site. Agora, vou detalhar um pouco mais o caminho percorrido até chegar a este número, que atualmente, conforme já citei, passa dos 10.000.

Iniciei o projeto cadastrando minha família, meus parentes próximos, e outros não tão próximos, que eu lembrava de memória. A seguir, comecei a cadastrar os três artigos publicados no site do genealogista Jorge da Cunha Pereira Filho, citado no artigo anterior, que trazem as famílias Chelles, Vianna e Cruz, provenientes da região de Sabará. Comecei pela família Chelles, da qual eu também faço parte, e, durante o cadastramento da segunda família, a Vianna, a base de dados alcançou o número de 1.000 pessoas.

Dando prosseguimento, a família Vianna foi concluída, e a terceira família foi iniciada. Ao mesmo tempo, algumas entrevistas com pessoas próximas foram feitas, e os dados obtidos foram também incluídos na base. Quando estava na metade do cadastramento da família Cruz, alcançamos a marca de 2.000 pessoas.

As 1.000 pessoas seguintes, além de conterem o restante da família Cruz, contém também os dados das famílias Andrada, de Barbacena, obtidos a partir do site www.obrabonifacio.com.br, e da família Chevitarese, de Juiz de Fora, obtidos a partir das pesquisas feitas por José Marcos Chevitarese.

Neste momento, já contávamos com 3.000 pessoas catalogadas, mas ainda havia muito mais informação para ser incluída. Mais ou menos nesta época, entrei em contato com Virgílio Almeida, atualmente nossa mais importante fonte de dados. Conheci o seu site, o Nossa Gente Genealogia (www.nggenealogia.com.br), que contém um apanhado de mais de 3.000 pessoas descendentes principalmente de famílias da região do Serro e de Diamantina. E descobrimos também que haviam ligações entre as famílias de seu site e as famílias que já tínhamos catalogado. Mas os dados do site do Virgílio só seriam incluídos na nossa base de dados algum tempo depois. Para partirmos do total de 3.000 pessoas e chegarmos aos 4.000, incluímos dados obtidos em muitas entrevistas, e também uma grande quantidade de dados das famílias Rodrigues, de Belo Horizonte, e Ávila, do Serro, fornecidas por Márcio de Ávila Rodrigues. Além disso, iniciamos também nossas consultas ao trabalho "Pesquisa genealógica sobre as origens da família Cunha Pereira", de Jorge da Cunha Pereira Filho, pesquisador já citado anteriormente.

A partir de então, o site teve um gigantesco salto no número de pessoas, quando Virgílio Almeida, já citado, gentilmente nos enviou toda a base de dados de seu site. Saltamos de aproximadamente 4.200 pessoas para 7.300 pessoas.

Finalmente, as últimas 900 pessoas, que completam as 8.200 que compunham o site no momento de sua estréia, foram obtidas a partir do trabalho "Pesquisa genealógia sobre as origens da família Cunha Pereira", já citado, e também de outras fontes, entre elas o site "Compêndio ilustrado da Genealogia Lucas Annes".

Agora, conforme já citamos, a inclusão da família Horta Barbosa completou a base de 10.000 pessoas que o site contém atualmente.

Todos os trabalhos e genealogistas aqui citados estão também listados no link "Pesquisadores" do site.

O cadastramento de pessoas, no entanto, continua. Já temos uma enorme quantidade de fontes disponíveis, prontas para serem digitadas, e nossa equipe está empenhada nesse trabalho. Estamos também estudando um processo automatizado de extração de informações genealógicas, para os dados que estão disponíveis na Internet.

Em paralelo com o cadastro de pessoas, a equipe está também trabalhando diariamente na inclusão de outros tipos de informações, como fotos e dados históricos de cidades e sobrenomes. O site continua crescendo cada vez mais, e vem muita novidade por aí.




Adicione um comentário

Nome completo:
E-mail:
Seu e-mail não será divulgado para os visitantes do site.
Comentário