Numeração Ahnentafel


O sistema de numeração de antepassados denominado Ahnentafel, utilizado universalmente em trabalhos na área de genealogia, consiste em atribuir o número 1 para a pessoa de cuja árvore genealógia se quer apresentar, e dobrar esse número a cada geração que se sobe na árvore, atribuindo exatamente o dobro ao seu pai e o número corresponde ao dobro mais um à sua mãe.

Assim, por exemplo, partindo da pessoa que tem o número 1, o pai da pessoa 1 receberá o número 2, e a mãe receberá o número 3. O avô paterno da pessoa receberá o número 4 (que é o dobro de 2) e a avó paterna receberá o número 5 (que é o dobro de 2 mais um). O avô materno receberá o número 6 (que é o dobro de 3) e a avó materna receberá o número 7 (que é o dobro de 3 mais 1) e assim por diante, conforme mostra o diagrama abaixo.

Bisavós 8
(pai de 4)
9
(mãe de 4)
10
(pai de 5)
11
(mãe de 5)
12
(pai de 6)
13
(mãe de 6)
14
(pai de 7)
15
(mãe de 7)
Avós 4
(pai de 2)
5
(mãe de 2)
6
(pai de 3)
7
(mãe de 3)
Pais 2
(pai de 1)
3
(mãe de 1)
Pessoa 1

A pessoa de número 1 pode ser homem ou mulher. Daí em diante, os números pares serão sempre homens e os números ímpares serão sempre mulheres.

A grande utilidade desse método é que, mesmo com a árvore sendo exibida na forma de uma listagem simples, como ocorre no site GeneaMinas, ele permite facilmente identificar os pais ou os filhos de uma determinada pessoa dentro da árvore, através de um cálculo aritmético. Torna-se, portanto, desnecessária a construção de uma verdadeira árvore, ou um diagrama, como o mostrado acima, que tende a tornar-se extremamente grande e de manipulação muito complicada, à medida que o número de gerações aumenta.

Se temos, por exemplo, uma pessoa com o código 74 na listagem, sabemos, já de início, que se trata de um homem (o número é par). Para sabermos quem é seu pai, basta dobrarmos o número (74 x 2 = 148) e procurarmos a pessoa na listagem que tem esse número. Para sabermos quem é sua mãe, basta dobrarmos e adicionarmos um (74 x 2 + 1 = 149). E, finalmente, para sabermos quem é seu filho, basta dividirmos por 2 (74 : 2 = 37).

Partindo, agora, da pessoa de número 37 que, sabemos, é uma mulher (o número é ímpar), para sabermos quem é seu filho na árvore, primeiramente subtraímos uma unidade (37 - 1 = 36) e depois dividimos por 2 (36 : 2 = 18).

Se a árvore genealógia está totalmente completa até uma determinada geração, não haverá nenhum número faltando até o número máximo que a árvore apresentar. Cada número faltante na árvore indicará um ascendente que não foi ainda identificado.