Tenente Coronel José Lopes de Oliveira

Código: 146887

Nascimento Porto, Portugal, 1701

Falecimento Barbacena, MG, 16 mar 1778

 casou-se com Bernardina Caetana do Sacramento Gonçalves Laje

Irmãos:
Francisco Lopes de Oliveira (? - ?)
Maria Ignácia de Oliveira (? - ?)

Tenente-coronel José Lopes de Oliveira, natural de Santa Maria do Olival, bispado do Porto, Portugal.
Era irmão de Manoel Joaquim Lopes de Oliveira e Francisco Lopes de Oliveira (TODOS PORTUGUESES) e sesmeiros da Borda do Campo, na Comarca do Rio das Mortes na Capitania das Minas Gerais.
Foi Capitão e desceu junto com seu irmão Francisco para o Rio de Janeiro para combater as tropas de Duguay Trouin e posteriormente promovido a Tenente Coronel das Milicias da Capitania das Minas Gerais. Estabeleceu-se as margens do Ribeirão de Alberto Dias, edificando uma fazenda ENTRE 1725 A 1730 que recebeu este nome (hoje Alfredo Vasconcelos MG. Esta casa residiram dois Inconfidentes da Inconfidência Mineira seus filhos, Padre José Lopes de Oliveira e o Coronel Francisco Antonio Lopes de Oliveira.
José Lopes de Oliveira foi o maior latifundiário desta região. Possuía 6 sesmarias que atingiam as proximidades de São Caetano do Xopotó as margens do rio desse nome, muitas lavouras e comprava ouro que guardava em sua fazenda da Cachoeira do Ribeirão. Casou-se na Capela do Ribeirão de Alberto Dias com Bernadina Caetana do Sacramento Gonçalves em 1738. Mais tarde passou esta fazenda para Joaquim Silvério dos Reis Montenegro casado com Bernadina Quitéria dos Reis, filha do Coronel Luiz Alves de Freitas Bello e Ana Quitéria Joaquina de Oliveira (neta do Ten. Coronel José Lopes de Oliveira.
Foi também proprietário da Fazenda Caveira de Baixo, cuja casa grande não era onde hoje é a Colonia de Alienados na estação do Sanatório, mas sim, prédio do Bairro Boa Vista proximo ao Viaduto da estrada de ferro, onde teve por muitos anos um estabelecimento do Sr Antonio Francisco Malta
Faleceu na Fazenda da Cachoeira do Ribeirão e foi enterrado no centro da Igreja Nova da Nossa Senhora da Piedade do Arraial da Borda do Campo.

Sobrenome Lopes
Sobrenome Oliveira
Sobrenome Lopes de Oliveira

Cadastrado por Elton Belo Reis.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Bernardina Caetana do Sacramento Gonçalves Laje

Código: 146888

Nascimento Rio de Janeiro, RJ, 1687

Falecimento Alfredo Vasconcelos, MG, 14 mar 1782

 casou-se com José Lopes de Oliveira

Irmãos:
João Gonçalves Chaves (? - ?)
Teresa Coutinho Gonçalves Chaves (? - 1784)
Francisco Gonçalves Lage (? - ?)

D. Bernardina Caetana do Sacramento, natural de Simão Pereira; n. paterna de Manuel Lopes e de Isabel Fernandes; neta materna de Domingos Gonçalves Chaves, natural de São João da Cerveira, comarca de Chaves, arceb. de Braga, e de Micaela dos Anjos Coutinho, nat. de São João do Merití, bispado do Rio de Janeiro. Nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Gloria de Santo Antônio do Paraibuna.
Faleceu na fazenda da Cachoeira do Ribeirão no dia 14 de março de 1782 (já viúva do Coronel José Lopes de Oliveira)sendo enterrada ao lado de seu marido na Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade do Arraial da Borda do Campo deixando donativos de cinco oitavas de ouro cada um para igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Boa Morte do Arraial da Borda do Campo.

Sobrenome Gonçalves
Sobrenome Lage
Sobrenome Sacramento

Cadastrada por Elton Belo Reis.
Árvore genealógica Parentes próximos Descendentes Famílias às quais pertence

Filhos do casal:
José Lopes de Oliveira (1740 - 1796)Domingos Lopes de Oliveira (1742 - ?)
Antonia Maria (1743 - ?)Antonio Lopes de Oliveira (1746 - ?)
Francisco Antonio de Oliveira Lopes (1749 - 1794)Bernardina Quitéria (1754 - ?)
Anna Quiteria Joaquina de Oliveira (1759 - 1837)Manoel Caetano Lopes de Oliveira (? - ?)